Como no meu artigo anterior sobre Java, no final dele eu sempre vou criar uma aplicação usando o que nós aprendemos no artigo. Nesta página vamos ter um botão que, quando clicado, exibe uma showMessage() e esta showMessage() está em outra classe.
Primeiramente vamos criar a nossa classe, que vai se chamar Principal.
O conteúdo da classe Principal será:
import javax.swing.*;
import java.awt.*;
import java.awt.event.*;
public class Principal extends JFrame
{
public Principal()
{
super("Clique no botao !!");
Container tela = this.getContentPane();
tela.setLayout (new FlowLayout());
JButton botao1 = new JButton("Clique aqui");
botao1.addActionListener(new Clicado());
tela.add(botao1);
this.setSize(280,200);
this.setDefaultCloseOperation(EXIT_ON_CLOSE);
this.setVisible(true);
}
public static void main(String args[])
{
new Principal();
}
}
Agora crie uma nova classe chamada "Clicado".
O conteúdo da classe Clicado será:
import javax.swing.*;
import java.awt.event.*;
public class Clicado implements ActionListener
{
public void actionPerformed(ActionEvent evento)
{
JOptionPane.showMessageDialog(null, "Você clicou no botão !!","Botao clicado", JOptionPane.PLAIN_MESSAGE);
}
}
Compile a classe Clicado e a classe Principal, depois rode o projeto. Na classe Principal use o atalho Shift + F6 e você terá uma tela parecida com essa:
Vamos agora explicar um pouco:
O que nós fizemos nesta página é quase a mesma coisa que fizemos na página anterior, só que usamos gráficos. Nas três primeiras linhas da classe Principal eu importei todas classes das bibliotecas javax.swing & java.awt. O JButton cria um ActionEvent quando o usuário clica nele, e para servir este evento, nós usamos a classe ActionListener(). Ou seja, a classe ActionListener é a classe ouvinte do evento ActionEvent.
Conclusão
Nesta segunda parte do artigo espero ter passado a mensagem que eu queria e espero ter sido simples e objetivo, pois esta realmente é a intenção do artigo.
Como eu havia dito, estas pequenas aplicações criadas aqui são totalmente multiplataforma, ou seja, você pode também acompanhar o artigo com um sistema Windows.
Espero que tenha ficado claro o artigo, em breve estarei escrevendo a terceira parte dele, espero que tenham gostado da leitura.
Referências
E algo que também é realmente importante, a documentação dos eventos gerados pelos componentes GUI, que nós vimos no artigo
http://java.sun.com/docs/books/tutorial/uiswing.
The Java Tutorials by Sun:
Att André S. Rosa Junior
www.juniorlinux.com.br