Trabalhando com a interface gráfica em Java (parte 2)

Neste artigo vamos ver um pouco sobre o desenvolvimento com a linguagem Java usando interface gráfica, ou GUI. Porém, eu já havia criado um sobre o assunto anteriormente, assim sendo, este é a segunda parte do artigo.

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Por: André em 01/03/2010 | Blog: http://127.0.0.1


Criando a nossa aplicação



Como no meu artigo anterior sobre Java, no final dele eu sempre vou criar uma aplicação usando o que nós aprendemos no artigo. Nesta página vamos ter um botão que, quando clicado, exibe uma showMessage() e esta showMessage() está em outra classe.

Primeiramente vamos criar a nossa classe, que vai se chamar Principal.

O conteúdo da classe Principal será:

import javax.swing.*;
import java.awt.*;
import java.awt.event.*;

public class Principal extends JFrame
{
    public Principal()
    {
        super("Clique no botao !!");
        
        Container tela = this.getContentPane();
        tela.setLayout (new FlowLayout());
        
        JButton botao1 = new JButton("Clique aqui");
        
        botao1.addActionListener(new Clicado());
        
        tela.add(botao1);
        
        this.setSize(280,200);
        this.setDefaultCloseOperation(EXIT_ON_CLOSE);
        this.setVisible(true);
        
    }
    
    public static void main(String args[])
    {
        new Principal();
    }
}

Agora crie uma nova classe chamada "Clicado".

O conteúdo da classe Clicado será:

import javax.swing.*;
import java.awt.event.*;

public class Clicado implements ActionListener
{
    public void actionPerformed(ActionEvent evento)
    {
        JOptionPane.showMessageDialog(null, "Você clicou no botão !!","Botao clicado", JOptionPane.PLAIN_MESSAGE);
    }
}

Compile a classe Clicado e a classe Principal, depois rode o projeto. Na classe Principal use o atalho Shift + F6 e você terá uma tela parecida com essa:
Linux: Trabalhando com a interface gráfica em Java (parte 2)
Vamos agora explicar um pouco:

O que nós fizemos nesta página é quase a mesma coisa que fizemos na página anterior, só que usamos gráficos. Nas três primeiras linhas da classe Principal eu importei todas classes das bibliotecas javax.swing & java.awt. O JButton cria um ActionEvent quando o usuário clica nele, e para servir este evento, nós usamos a classe ActionListener(). Ou seja, a classe ActionListener é a classe ouvinte do evento ActionEvent.

Conclusão

Nesta segunda parte do artigo espero ter passado a mensagem que eu queria e espero ter sido simples e objetivo, pois esta realmente é a intenção do artigo.

Como eu havia dito, estas pequenas aplicações criadas aqui são totalmente multiplataforma, ou seja, você pode também acompanhar o artigo com um sistema Windows.

Espero que tenha ficado claro o artigo, em breve estarei escrevendo a terceira parte dele, espero que tenham gostado da leitura.

Referências


E algo que também é realmente importante, a documentação dos eventos gerados pelos componentes GUI, que nós vimos no artigo http://java.sun.com/docs/books/tutorial/uiswing.

The Java Tutorials by Sun:
Att André S. Rosa Junior
www.juniorlinux.com.br

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Páginas do artigo
   1. Introdução
   2. Conhecendo o FlowLayout
   3. Criando a nossa aplicação
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Comentários
[1] Comentário enviado por asdf2 em 03/03/2010 - 15:16h

nota 10 bicho, valeu

continua escrevendo mais artigos sobre java pra nois, muito bom mesmo, foi pro favoritos também.

[2] Comentário enviado por Primo NT em 13/03/2010 - 10:29h

Muito bom! ;D

[3] Comentário enviado por cbcarlos7 em 12/05/2011 - 18:07h

OLHA.

Pesquisei em muitos e vários sites ...

Mas eu lembrei do Viva o Linux e advinha...


Sua foi exatamente o que eu procurava..

Muito boa mesmo

Obrigado

Parabéns pelo tutorial


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