Com o aumento de dispositivos móveis, desenvolver para eles é um diferencial no mercado, além de ser bastante útil para você próprio, imagine poder desenvolver seus aplicativos no celular? Muito bacana.
Este artigo tem a finalidade de montar o ambiente de desenvolvimento Android. Que fique claro que a finalidade deste artigo não é ensinar a linguagem e nem como desenvolver, e sim de apenas preparar o seu Debian e likes para a guerra.
Programas utilizados:
Neste tutorial baixaremos e instalaremos o Eclipse, configuraremos seus plugins, SDK Android e o emulador.
Vamos lá!
Download necessários
Antes de começar, vamos baixar o SDK do Android. Acesse
este link, procure a versão mais nova disponível e baixe-a, no meu caso a versão disponível era a android-sdk_r07-linux_x86.tgz.
Baixe a no seu diretório /home/usuário/ e extraia o conteúdo. O diretório do SDK deve ficar parecido com isso: /home/usuário/android-sdk-linux_x86
Feito isso vamos baixar e instalar a IDE de desenvolvimento Eclipse:
# aptitude install eclipse
Não é necessário adicionar nenhum repositório no sources.list do Debian Squeeze e nem do Ubuntu.
Tendo instalado a IDE e baixado o Android SDK, vamos para o próximo passo, configurar o Eclipse.
Plugins Eclipse
Abra o seu Eclipse, vá ao menu Help -> Install new software.
Abrirá uma caixa de diálogo, selecione o botão Add do lado do Textfield "Work with", irá aparecer outra Dialog com Name e Location.
Em Name coloque "Eclipse update" e em Location coloque o link: http://download.eclipse.org/releases/galileo. Confirme em Ok.
Isso é necessário para atualizar um "bug" da IDE.
Após esse procedimento selecione em Work with o link que acabamos de adicionar, procure e marque a opção "Mobile and Device Plataform" e "Programming Languages". Clique em Next, aceite os termos e instale os plugins.
Mas calma lá, ainda não terminamos, ainda faltam os plugins do Android, para isso repita o procedimento acima adicionando o link http://dl-ssl.google.com/android/eclipse/.
Instale o plugin "Developer Tools" (o procedimento é o mesmo do primeiro).
Finalizando este procedimento, feche a IDE, ela está pronta, mas ainda falta configurar o SDK do Android.