Trabalhando com a interface gráfica em Java

Neste artigo vamos ver um pouco sobre o desenvolvimento com a linguagem Java usando interface gráfica, ou GUI.

[ Hits: 50.448 ]

Por: André em 20/02/2010 | Blog: http://127.0.0.1


Criando um programa para encerrar



Agora que aprendemos um pouco de cada coisa, vamos criar uma aplicação um pouco mais interessante com o que nós obtemos nas páginas anteriores. Vamos criar uma tela, que pede o nosso nome, e quando nós digitamos ele o programa nos retorna uma mensagem com a string nome, responsável pelo nome digitado por nós.

Então usaremos o código:

import javax.swing.JOptionPane;

public class Main
{
    public Main() {
    
    }
    
    
        public static void main(String args[])
        {
            String  nome;
            nome = JOptionPane.showInputDialog(null, "Qual e o seu nome ?", "Digite seu nome" , JOptionPane.QUESTION_MESSAGE );
            JOptionPane.showMessageDialog(null, "Ola "+nome , "Seja bem vindo", JOptionPane.INFORMATION_MESSAGE);
        }
}

Ok, vamos explicar, importamos a classe JOptionPane e importamos a Swing para usarmos os gráficos, depois nós declaramos a string nome (a string está presente na java.lang, por isso não precisou importá-la), usamos um showInputDialog para exibir uma caixa de diálogo solicitando um nome, com o título "Digite seu nome" e o tipo de caixa de dialogo QUESTION_MESSAGE.

Embaixo nós dizemos Olá +nome (esse nome é o nome foi declarado na string), que retorna nosso nome com uma showMessage com o título "Seja bem vindo" e do tipo INFORMATION_MESSAGE.

Conclusão

O Java não é tão difícil de se trabalhar nesta parte (quando fazemos coisas básicas, é claro). Aqui nós vimos o início da coisa, em breve darei continuidade a este artigo, com outras partes para o mesmo, até chegar até um nível mais avançado.

Att.: André S. Rosa Junior
www.juniorlinux.com.br

Página anterior    

Páginas do artigo
   1. Introdução
   2. Criando uma janela simples com JFrame
   3. Trabalhando com mensagens
   4. Criando botões
   5. Criando um programa para encerrar
Outros artigos deste autor

Programando em Perl (parte 2)

Operadores com a linguagem C

Recuperando arquivos em um Windows corrompido com Linux

Variáveis, if, else e unless em Ruby

OpenSUSE - Uma ótima opção de distribuição

Leitura recomendada

Linux + Rails + Ruby + Mongrel + PostgreSQL + NetBeans 6 Preview

Testes unitários em Java com JUnit

Windowbuilder, o plugin do Google para trabalhar com interface gráfica no Eclipse

Trabalhando com classes e métodos em Java

Desenvolvendo aplicações Web 2.0 com Java e AJAX (FrameWork DWR)

  
Comentários
[1] Comentário enviado por asdf2 em 20/02/2010 - 18:00h

muito bom o artigo, simples e direto, é vai um 10 aé meu chapa

[2] Comentário enviado por andrezc em 20/02/2010 - 18:23h

Obrigado asdf2, fico feliz que tenha gostado de leitura, e obrigado pelo 10 ;)

Abraços.

[3] Comentário enviado por jthomaz em 21/02/2010 - 10:31h

muito bom cara ... ta de parabens

[4] Comentário enviado por andre_asn em 21/02/2010 - 13:50h

Bom dia ...

Ótimo artigo parabéns mas para te fazer caprichar mais no proximo de dou 9,9

[5] Comentário enviado por andrezc em 21/02/2010 - 19:10h

Obrigado Junior Thomaz & andre_asn


[6] Comentário enviado por luizvieira em 22/02/2010 - 08:58h

Não sou fã de Java, pois prefiro Python, mas tenho que reconhecer que o artigo está muito bom!
Parabéns.
[ ]'s

[7] Comentário enviado por WhiteHawk em 27/02/2010 - 09:04h

Parabéns pelo artigo. Ele explicou um pouco sobre a criação de programas utilizando interface gráfica e foi objetivo. Espero que você continue criando os artigos sobre Java.
Abraços.

[8] Comentário enviado por Paro em 07/03/2010 - 03:58h

Parabéns pelo tutorial!

Para nós que estamos começando no java agora está sendo de bastante utilidade!

Abraços


Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts