Agora a parte mais fácil, mas mais importante!
Se não tiver sido feito, se você tem 2 HDs, ligue o micro, "aperte DEL para o Setup" e configure a BIOS para reconhecer os HDs, primeiro o Master e depois o Slave, e a seguir salve e reinicie o micro e comece a instalar os SOs.
1) Instale SEMPRE O WINDOWS ANTES de tudo. Desse modo os
Linux que vêm depois automaticamente deverão fazer o Grub e reconhecer o boot duplo ou múltiplo. Instale esse Windows no HD na partição NTFS que preparou para isso.
Como vimos na página 2, se você for usar XP, pode já ter criado as partições Linux, mas se você vai usar Vista ou Windows 7, é melhor se primeiro só preparar a partição NTFS, deixando o resto do HD vazio.
Ainda, se você instalar o Vista ou o Windows 7 no disco rígido Slave, o sistema sempre reservará alguns setores do disco Master para fazer o boot. Esses setores não podem ser mexidos ou removidos e nem transferidos para o disco Slave, senão perderá o reconhecimento do Windows, o Grub e o boot, receberá mensagens de "No Bootloader Present" ou "No System Disk, Reboot" e a recuperação é muito difícil sem instalar tudo novamente.
Terminada a instalação do Windows, dê boot no micro e cheque se está funcionando.
2) DEPOIS de instalar o Windows, instale uma por uma, todas as distribuições Linux que quer usar.
Instale os Grubs de cada uma delas, sempre na MBR. Se ainda não fez as partições Linux, volte à página 2.
Entre uma instalação de Linux e outra, faça reboot e cheque se os Grubs estão funcionando.
Aquela distro cujo Grub você preferir usar definitivamente deverá ser instalada por último, porque o ÚLTIMO GRUB PREVALECE, ele sobrescreve o Grub da distro anterior.
Várias sugestões, detalhes e modificações veja:
Aqui uma dica: se uma das distros que você quer usar for o
Mandriva, deixe-o para instalar por último porque o Grub do Mandriva tem uma estrutura diferente do convencional e é mais aperfeiçoado, eficiente que o de muitas outras distros. Ele fará o reconhecimento perfeito de quaisquer outros Linux e SOs previamente instalados. No Grub do Mandriva, todos os outros Linux e kerneis aparecerão.
3) Depois de instalar tudo, cheque o Grub final e veja se as linhas de cada Linux instalado aparecem e escolha os sucessivos boots, para checar se está tudo em ordem e funcionando bem, se todos os seus SOs estão com boot.
Como exemplo, veja como estão as partições do meu micro múltiplo boot e os respectivos SOs instalados.
Sistemas operacionais instalados
O disco rígido 2, Escravo, de 160 Giga (sdb) não está mostrado, ele tem apenas a partição sdb1, NTFS, Windows 7 (100 Giga) e o restante é espaço livre.
No disco 1, Mestre, de 500 Giga (sda), temos:
- 1 MB de espaço reservado pelo Windows 7;
- 100 MB, /dev/sda1, partição de Boot do Windows 7 (primária)
- 1000-MB, /dev/sda2, partição SWAP em comum a todos os Linux (primária);
- /dev/sda3, uma grande partição estendida, ocupando todo o resto do disco rígido;
- /dev/sda4, não aparece, é extensão;
- /dev/sda5, ext3, /, é a raiz do Sabayon Linux 4.2 GNOME+KDE;
- /dev/sda6, jfs, /home do Sabayon Linux 4.2;
- /dev/sda7, reiserfs, raiz, / do Mandriva Free Spring, 2010, Alfa 2;
- /dev/sda8, xfs, /home do Mandriva;
- /dev/sda9, reiserfs, / do Poseidon Linux 3.1;
- /dev/sda10, reiserfs, / do Sabayon 4.0r1 Full;
- /dev/sda11, reiserfs, /home do Sabayon 4.0r1 Full;
- /dev/sda12, 100 MB, partição /boot do Sabayon + Gentoo; * **
- /dev /sda13, reiserfs, partição Raiz, / do Sabayon + Gentoo, engloba /home;
- /dev/sda14, reiserfs, partição /boot do Gentoo 2008, atualizado
- /dev/sda15, reiserfs, Raiz, / do Gentoo, incorpora /home.
Com vários SOs é muito boa prática você anotar que SO está em cada partição para poder identificá-las com facilidade, sem esquecer, porque senão pode ficar difícil se for modificar ou deletar um SO. Ex. E agora? Sda13 é Mandriva ou Open Solaris? :)
4) Editando, modificando e melhorando o Grub
Se desejar você pode mudar o Grub, trocar o tempo e o sistema default, colocar senha, mudar as cores, escolher o Windows ou um dos Linux, para iniciar automático, bootar direto em um kernel determinado etc.
Veja aqui, como modificar e melhorar seu Grub:
Algumas dicas para corrigir eventuais falhas do Grub, em múltiplo boot: se usar partições estendidas, adicione "dolvm" à linha de boot do kernel; se necessário, acerte os caminhos de boot e de root, como root=/dev/sdax ou boot=/dev/sday ou ainda real_root=/dev/sdax. Se um dos Linux for o Gentoo, será preciso usar parâmetros "lvm" no genkernel etc. Mas esses erros de Grub são eventuais e dependem muito das distros que for testar.
5) Uma eventualidade, instalou o Windows depois do Linux.
Evite ao máximo instalar WINDOWS DEPOIS DE LINUX. Sempre dá um trabalhão para resolver, porque você perderá o Grub, o boot, o instalador Windows o sobrescreve.
Se isso for inevitável, há várias maneiras de recuperar o Grub e o boot, uma das mais fáceis é usando o CD recuperador Supergrub, mas há outros métodos manuais.
Em último caso, desfaça o duplo boot e recomece:
Desfazendo o dual boot [Dica].
Para dois SOs, em geral isso é simples. Se você apagar todas as partições Linux, o boot voltará ao Windows normal, pelo menos com a maior parte das distros.