Tutorial OpenGL v2.0

Finalmente chegou! Após quase 1 ano depois de meu primeiro artigo sobre OpenGL, chegou a versão 2.0. Clique e fique mais Geek.

[ Hits: 18.145 ]

Por: Thiago Henrique Hüpner em 08/05/2015


Inicializando o SDL



Então, segue o primeiro exemplo de um programa usando o SDL + OpenGL:

// Inclui a biblioteca SDL
#include <SDL/SDL.h>

// Inclui a biblioteca do SDL que tem o OpenGL
#include <SDL/SDL_opengl.h>

// Função Principal
int main(int argc,char *argv[]){

	// Se a inicialização do e o Subsistema de video falhar ...
	if(SDL_Init(SDL_INIT_VIDEO) < 0){
		// ... imprima a mensagem de erro e ...
		printf("Erro : %s
",SDL_GetError());
		// ... encerre o programa com 'erro'
		return -1;
	}

	//Define alguns atributos do OpenGL, tais como ...

	// Numero minimo de bits da cor Vermelha ;
	SDL_GL_SetAttribute( SDL_GL_RED_SIZE, 8 );

	// Numero minimo de bits da cor  Verde ;
	SDL_GL_SetAttribute( SDL_GL_GREEN_SIZE, 8 );

	// Numero minimo de bits da cor Azul ;
	SDL_GL_SetAttribute( SDL_GL_BLUE_SIZE, 8 );

	// Tamanho do pixels da cor Alfa ;
	SDL_GL_SetAttribute( SDL_GL_ALPHA_SIZE, 8 );

	// E o Buffer duplo ( 1 ligado , 0 desligado )
	SDL_GL_SetAttribute( SDL_GL_DOUBLEBUFFER, 1 );

	// Cria a Janela
	SDL_Surface * tela = SDL_SetVideoMode(400,400,32,SDL_OPENGL);

	// Se algum erro acontecer com na criação da Janela...
	if(tela == NULL){

		// ... imprima o erro ...
		printf("Erro : %s
",SDL_GetError());

		// ... feche o SDL e ...
		SDL_Quit();

		// ... encerre o programa com 'erro'
		return -1;
	}

	// Define o título da janela
	SDL_WM_SetCaption("Exemplo Básico SDL + OpenGL",NULL);

	// Variável para os eventos
	SDL_Event evento;

	// Controle do Loop
	int estaRodando = 1;

	// Loop Principal
	while(estaRodando){

		// Lê a fila de eventos e põe o evento mais antigo em "evento"
		while(SDL_PollEvent(&evento)){

			// Entre nos tipos de eventos ...
			switch(evento.type){

				// ... caso o 'X' da janela foi apertado ...
				case SDL_QUIT:

					// ... então saia do Loop Principal.
					estaRodando = 0;

				break;

				// Outros eventos ....

				default:

				break;

			}
		}

		// Espera 30 milissegundos para não forçar uso do processador
		SDL_Delay(30);
	}

	// Encerra o SDL
	SDL_Quit();

	// Nenhum erro ocorrido =D
	return 0;

}

Salve como "PrimeiraJanela.c" e compile com:

gcc -o PrimeiraJanela PrimeiraJanela.c -lSDL -lGL -lGLU

E vocês deverão ter uma janela como esta:
Linux: Tutorial OpenGL v2.0
Bom, se leram os 2 primeiros artigos, não terão muitas dificuldades em entender esse código. Porém, existem novas funções tipo o SDL_GL_SetAttribute, e que no SetVideoMode a 'flag' é SDL_OPENGL, isso indica que o programa deve se preparar para receber a presença do OpenGL.

NOTA: não é tão importante utilizar o SDL_GL_SetAttribute, pois ele já vem com valores pré-definidos, utilizando isso, sobrescrevemos o valor pré-definido. Mas eu recomendo bastante utilizar!

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Páginas do artigo
   1. Introdução
   2. Inicializando o SDL
   3. OpenGL e SDL botando pra quebrar
   4. Simulando uma Gambiarra
   5. A jornada é longa parte 1 - Colisão Mouse e Retângulo
   6. A jornada é longa parte 2 - Colisão entre 2 Retângulos
   7. "Imagine" seu programa
   8. Agradecimentos, links úteis e fontes
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Comentários
[1] Comentário enviado por fabio em 08/05/2015 - 10:30h

Muito bom! Vou tentar criar um game simples pra minha filha ficar clicando no retângulo com a cor certa com base neste tutorial.

[2] Comentário enviado por Thihup em 08/05/2015 - 11:21h


[1] Comentário enviado por fabio em 08/05/2015 - 10:30h

Muito bom! Vou tentar criar um game simples pra minha filha ficar clicando no retângulo com a cor certa com base neste tutorial.


Fábio, mais uma vez, muito obrigado !

E boa sorte com o aplicativo, espero que sua filha goste.

Qualquer dúvida só pedir =D

[]'s

T+

[3] Comentário enviado por UmCaraAToa em 08/05/2015 - 11:25h

Bom artigo!
Favoritado e pega meu 10!

Até

[4] Comentário enviado por Thihup em 08/05/2015 - 11:30h


[3] Comentário enviado por UmCaraAToa em 08/05/2015 - 11:25h

Bom artigo!
Favoritado e pega meu 10!

Até


Valeu fera

T+

[5] Comentário enviado por xerxeslins em 08/05/2015 - 11:49h


Favoritado. Vou ler depois com calma. Mas só de dar uma olhada por rápida vi que é material interessante!
--
http://pastebin.com/aji5Qp05

[6] Comentário enviado por Thihup em 08/05/2015 - 11:55h


[5] Comentário enviado por xerxeslins em 08/05/2015 - 11:49h


Favoritado. Vou ler depois com calma. Mas só de dar uma olhada por rápida vi que é material interessante!
--
http://pastebin.com/aji5Qp05


Valeu fera, Obrigado!

[]'s

T+

[7] Comentário enviado por preroeb em 08/05/2015 - 19:02h

Parabéns pelo artigo escrito, é uns dos melhores (e únicos) artigos sobre OpenGL aqui no VOL.

[8] Comentário enviado por Thihup em 08/05/2015 - 19:04h


[7] Comentário enviado por preroeb em 08/05/2015 - 19:02h

Parabéns pelo artigo escrito, é uns dos melhores (e únicos) artigos sobre OpenGL aqui no VOL.


Valew pela força!

Dando duro pra trazer um artigo de qualidade pra vocês, meu povinho do "Volzinho"!

[]'s

T+

[9] Comentário enviado por Felipeigor em 08/05/2015 - 19:43h

Ae Parabéns brother excelente artigo , favoritado aqui tbm :)

Igor Felipe
Cadastrado desde: 25/09/2009

[b]If it moves , compile it.[/b]

[10] Comentário enviado por Thihup em 08/05/2015 - 19:44h


[9] Comentário enviado por Felipeigor em 08/05/2015 - 19:43h

Ae Parabéns brother excelente artigo , favoritado aqui tbm :)

Igor Felipe
Cadastrado desde: 25/09/2009

[b]If it moves , compile it.[/b]


Valew Tambem pelo apoio!

[]'s

T+

[11] Comentário enviado por SamL em 09/05/2015 - 12:50h

Legal cara, bem explicada a parte sobre colisão. Um bom artigo como um todo. Parabéns.

[12] Comentário enviado por Thihup em 09/05/2015 - 13:40h


[11] Comentário enviado por SamL em 09/05/2015 - 12:50h

Legal cara, bem explicada a parte sobre colisão. Um bom artigo como um todo. Parabéns.


Valew Sam! Sempre me apoiando!

[]'s

T+

[13] Comentário enviado por Ang em 09/05/2015 - 16:14h

Oi, Thiago!
Dei uma rápida lida no seu artigo.
Está muito bom!
Continue assim, com essas ótimas contribuições!

Ang,
Manaus, AM, Brasil.
Usuário de sistemas operacionais livres/abertos tipo Unix ou tipo DOS,
Distros Favoritas: FreeBSD, Free-DOS, , PC-DOS, Bodhi Linux, Ubuntu, Big Linux, Kurumim, OpenSUSE, Slackware e Slax.

[14] Comentário enviado por Thihup em 09/05/2015 - 16:18h


[13] Comentário enviado por Ang em 09/05/2015 - 16:14h

Oi, Thiago!
Dei uma rápida lida no seu artigo.
Está muito bom!
Continue assim, com essas ótimas contribuições!

Ang,
Manaus, AM, Brasil.
Usuário de sistemas operacionais livres/abertos tipo Unix ou tipo DOS,
Distros Favoritas: FreeBSD, Free-DOS, , PC-DOS, Bodhi Linux, Ubuntu, Big Linux, Kurumim, OpenSUSE, Slackware e Slax.


Valew !
Obrigado por ter lido!

[]'s

T+


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