Tutorial OpenGL v2.0
Finalmente chegou! Após quase 1 ano depois de meu primeiro artigo sobre OpenGL, chegou a versão 2.0. Clique e fique mais Geek.
[ Hits: 18.958 ]
Por: Thiago Henrique Hüpner em 08/05/2015
#include <SDL/SDL.h> #include <SDL/SDL_opengl.h> #include <time.h> #define LARGURA 400 #define ALTURA 400 #define TAMANHO_IMAGEM 128 GLuint carregarImagem(const char *nomeImg) { SDL_Surface *img = SDL_LoadBMP(nomeImg); GLuint textura; if(img == NULL) { printf("Erro ao carregar a imagem %s: %s ",nomeImg,SDL_GetError()); SDL_FreeSurface(img); exit(-1); } glGenTextures(1, &textura); glBindTexture(GL_TEXTURE_2D, textura); glTexParameteri(GL_TEXTURE_2D, GL_TEXTURE_MIN_FILTER, GL_LINEAR); glTexParameteri(GL_TEXTURE_2D, GL_TEXTURE_MAG_FILTER, GL_LINEAR); glTexImage2D(GL_TEXTURE_2D, 0, 3, img->w, img->h, 0, GL_RGR, GL_UNSIGNED_BYTE, img->pixels); SDL_FreeSurface(img); return textura; } void colocandoImagemNaTela(GLuint textura, int x,int y) { glBindTexture(GL_TEXTURE_2D, textura); glLoadIdentity(); glTranslatef(x,y,0); glBegin(GL_QUADS); glTexCoord2f(0, 0); glVertex2f(0, 0); glTexCoord2f(1, 0); glVertex2f(TAMANHO_IMAGEM, 0); glTexCoord2f(1, 1); glVertex2f(TAMANHO_IMAGEM, TAMANHO_IMAGEM); glTexCoord2f(0, 1); glVertex2f(0, TAMANHO_IMAGEM); glEnd(); } void inicializaOpenGL() { glClearColor(255,255,255,1); glMatrixMode(GL_PROJECTION); glLoadIdentity(); //Necessário para exibir a imagem glEnable(GL_TEXTURE_2D); gluOrtho2D(0,LARGURA,ALTURA,0); glMatrixMode(GL_MODELVIEW); glClear(GL_COLOR_BUFFER_BIT); } void GL_FillRect(SDL_Rect a,int r,int g,int b) { glLoadIdentity(); glColor3ub(r,g,b); glBegin(GL_QUADS); glVertex2f(a.x,a.y); glVertex2f(a.x+a.w,a.y); glVertex2f(a.x+a.w,a.y+a.h); glVertex2f(a.x,a.y+a.h); glEnd(); } int main(int argc,char *argv[]) { if(SDL_Init(SDL_INIT_VIDEO) < 0) { printf("Erro : %s ",SDL_GetError()); return -1; } srand((unsigned)time(NULL)); SDL_GL_SetAttribute( SDL_GL_RED_SIZE, 8 ); SDL_GL_SetAttribute( SDL_GL_GREEN_SIZE, 8 ); SDL_GL_SetAttribute( SDL_GL_BLUE_SIZE, 8 ); SDL_GL_SetAttribute( SDL_GL_ALPHA_SIZE, 8 ); SDL_GL_SetAttribute( SDL_GL_DOUBLEBUFFER, 2 ); SDL_Surface * tela = SDL_SetVideoMode(LARGURA,ALTURA,32,SDL_OPENGL); if(tela == NULL) { printf("Erro : %s ",SDL_GetError()); SDL_Quit(); return -1; } SDL_WM_SetCaption(""Imagenando"",NULL); SDL_Event evento; int estaRodando = 1; inicializaOpenGL(); GLuint textura = carregarImagem("cb.bmp"); while(estaRodando) { while(SDL_PollEvent(&evento)) { switch(evento.type) { case SDL_QUIT: estaRodando = 0; break; default: break; } } glClear(GL_COLOR_BUFFER_BIT); colocandoImagemNaTela(textura,50,50); SDL_Delay(30); SDL_GL_SwapBuffers(); } SDL_Quit(); glDeleteTextures(1, &textura); return 0; }
Ubuntu/Debian/Kali Linux e outros no Android
Aprendendo a utilizar o GNU Debugger (parte 1)
Ponteiros void na linguagem C (parte 2)
Detectando assalto na multidão com visão computacional
Reprodução de arquivos WAV com SDL_mixer e linguagem C
Programando com uma granada de mão: uma visão da linguagem C
Como aprovar Pull Requests em seu repositório Github via linha de comando
Como gerar um podcast a partir de um livro em PDF
Automatizando digitação de códigos 2FA no browser
Resolver problemas de Internet
Como compartilhar a tela do Ubuntu com uma Smart TV (LG, Samsung, etc.)
Resolvendo o erro "libQt6Widgets.so.6: cannot open shared object file" no Linux
Como instalar protetores de tela (Debian e derivados)
Conheça a 4Devs, caixa de ferramentas online para desenvolvedores
Como converter um vídeo MP4 para um GIF para publicar no README.md do seu repositório Github
Driver de rede realtek 8821ce bugado (1)
Problemas de compartilhame... de impressora no Ubuntu 24.04 (3)