Tutorial OpenGL v3.0
Nesse artigo, trago-lhes a biblioteca SFML junto com OpenGL.
[ Hits: 17.739 ]
Por: Thiago Henrique Hüpner em 15/06/2015
#include <SFML/OpenGL.hpp> #include <SFML/Graphics.hpp> void desenhaNaTela(sf::RectangleShape retangulo, float r = 255, int g = 0, int b = 0) { glLoadIdentity(); // Pega a posicao do Retangulo sf::Vector2f posicao = retangulo.getPosition(); // Pega o taamanho do retangulo sf::Vector2f tamanho = retangulo.getSize(); // Define a cor para Vermelho glColor3ub ( r, g, b ); // Inicia quadrados glBegin(GL_QUADS); // Primeira posicao: (x,y) glVertex2f(posicao.x,posicao.y); // Segunda posicao: (x+tamanho.x,y) glVertex2f(posicao.x + tamanho.x, posicao.y); // Terceira posicao: (x+tamanho.x,y + tamanho.y) glVertex2f(posicao.x + tamanho.x, posicao.y + tamanho.y); // Quarta posicao: (x+tamanho.x,y) glVertex2f(posicao.x, posicao.y + tamanho.y); glEnd(); } // Funcao para inicializar o OpenGL void inicializaOpenGL() { // Define a Cor de 'limpar' para Branco usando // Red Blue Green Alpha glClearColor(255.0f, 255.0f, 255.0f, 1.0f); // Avisa o OpenGL que qualquer alteração futura // afetará a Câmera ( O Observador) glMatrixMode(GL_PROJECTION); // Reinicia todas as transformações e/ou rotações glLoadIdentity(); // Define a projeção cartesiana 2D iniciando de (0,0) // No Lado Superior Esquerdo (ficando igual a projeção do SDL 'puro') gluOrtho2D(0,400,400,0); // Avisa o OpenGL que qualquer alteração futura // afetará o/os desenho/desenhos glMatrixMode(GL_MODELVIEW); // 'Limpa' a tela usando a cor de 'limpar' a tela glClear(GL_COLOR_BUFFER_BIT); } int main(void) { // Cria uma janela de 400x400 com o titulo "Teste com OpenGL" sf::RenderWindow janela (sf::VideoMode(400,400),"Teste com OpenGL"); // Variavel booleana para indicar se o programa "estaRodando" bool estaRodando = true; // Variavel para Eventos sf::Event evento; // Inicializa o OpenGL inicializaOpenGL(); // Variavel para armazenar a fonte sf::Font fonte; // As fontes geralmente ficam nessa localizacao "UBUNTU!" if(!fonte.loadFromFile("/usr/share/fonts/truetype/ubuntu-font-family/Ubuntu-B.ttf")) { // Erro ao carregar a fonte exit(EXIT_FAILURE); } // Variavel para armazenar o texto e manipular o a fonte sf::Text texto; // Define a fonte a ser utilizada (foi carregada logo em cima) texto.setFont(fonte); // Define o Texto texto.setString("Hello world"); // Define a posicao texto.setPosition(30,20); // Define o tamanho em pixels texto.setCharacterSize(24); // Define a cor texto.setColor(sf::Color::Red); // Define alguns estilos para a fonte texto.setStyle(sf::Text::Bold | sf::Text::Underlined); int x = 0, y = 0; sf::Vector2i posicaoMouse; // Main Loop while(estaRodando) { // Se existir eventos coloca na variavel while(janela.pollEvent(evento)) { // Se foi clicado no 'X' da janela if(evento.type == sf::Event::Closed) { // "estaRodando" é falsa estaRodando = false; } posicaoMouse = sf::Mouse::getPosition(janela); x = posicaoMouse.x; y = posicaoMouse.y; } // Comecar o OpenGL aqui glClear(GL_COLOR_BUFFER_BIT); // Variavel do Retangulo sf::RectangleShape retangulo; retangulo.setSize(sf::Vector2f(30,30)); retangulo.setPosition((400-30)/2,(400-30)/2); desenhaNaTela(retangulo); janela.pushGLStates(); // Desenha o Texto janela.draw(texto); janela.popGLStates(); janela.display(); } janela.close(); return 0; }
Ubuntu/Debian/Kali Linux e outros no Android
Desenvolvendo para microcontroladores em GNU/Linux
Algum humor e C++ Design Patterns (parte 1)
Instalando Facebook Folly através do Conan
SDL e C - Uma dupla sensacional
Aprenda a Gerenciar Permissões de Arquivos no Linux
Como transformar um áudio em vídeo com efeito de forma de onda (wave form)
Como aprovar Pull Requests em seu repositório Github via linha de comando
Aplicativo simples para gravar tela
Quebra de linha na data e hora no Linux Mint
Firefox não abre em usuário não administradores (2)
Ubuntu com problemas no áudio (1)
Sempre que vou baixar algum pacote acontece o erro dpkg (8)
tentando instalar em um notebook antigo o Linux LegacyOS_2023... [RESO... (8)