Neste artigo irei falar sobre a possibilidade de expandir o Firefox através de extensões. Vou falar um pouco sobre o conceito de extensão, como instalar e gerenciar as extensões e, por fim, tecer alguns comentários sobre algumas extensões específicas.
Observação: Observe se o protocolo do site em questão é https, ou seja, é um site que segue protocolos de segurança. Outra informação a se observar é a que arquivo o link refere-se; deve ser um arquivo de extensão .xpi.
2. Clique sobre o link para instalar a extensão;
Observação importante: Por segurança, o Firefox apenas irá permitir a instalação de extensões a partir de sites registrados. Caso você clique no link para instalar a extensão e nada aconteça, observe que haverá uma barra de alerta amarela próxima às abas, clique em "Editar opções" para autorizar o site.
Através desta pode-se registrar os sites autorizados. O mesmo painel pode ser encontrado através do seguinte caminho: "Editar" > "Preferências" > "Conteúdo" > "Exceções...". Todavia, tome cuidado com os sites que autoriza, isso pode comprometer a sua segurança.
3. Aparecerá uma janela como a da figura a seguir, clique em "instalar agora" que surgirá no lugar do botão em cinza ("instalar(6)") após alguns segundos;
4. Após, abrirá uma janela que apresenta todas as extensões instaladas (observe a figura a seguir), onde a nova extensão será baixada e instalada. Observe que a nova extensão só é ativada após o Firefox ser reiniciado, para tanto feche e abra novamente o Firefox. Pronto a extensão foi instalada.
Através de um arquivo:
1. Baixe o arquivo .xpi da forma que preferir;
Observação: Para salvar o arquivo .xpi através de um site, utilize o botão contrário do mouse (botão direito) em cima do link e clique em "Salvar link como...".
2. Através do menu "Arquivo" > "Abrir arquivo", selecione o arquivo .xpi que você baixou.
Observação: Os passos seguintes correspondem aos passos 3 e 4 da forma de instalação anterior (através de um site).
[2] Comentário enviado por fsamoreira em 30/10/2006 - 11:35h
O artigo saiu um pouco tarde, o firefox 2, onde algumas extensões podem não funcionar. todavia, já sairam vários tutoriais para "enganar" o firefox 2 e aceitar extensões originalmente não compatíveis.
[3] Comentário enviado por PCMasterPB em 30/10/2006 - 14:41h
Sim, uma das características que deixam o Firefox um navegador mais arrojado é justamente suporte à essas extensões que o tornam único para cada perfil de usuário. Isso é tão bom para o software que o BROffice 2.0.4 tb já suporta extensões para ele, aumentando assim sua gama de funcionalidades.
[4] Comentário enviado por y2h4ck em 31/10/2006 - 08:57h
Rapaz, muito bom esse lance de extenssões do Firefox.
Eu ja utilizava a extenssão FoxxyProxy para utilizar o TOR junto com o firefox de forma mais eficiente.
Instalei o McAfee SiteAdvisor e achei muito interessante.
Muito bom artigo, parabéns!