VMware VCenter Converter - Convertendo Máquinas Físicas em Virtuais

Como transformar uma estação de trabalho física em uma máquina virtual, resolvendo seu problema de mobilidade.

[ Hits: 14.942 ]

Por: Fernando "Eagle" De Sousa em 01/07/2017 | Blog: http://fernandodesousa.wordpress.com


Hand on



A máquina a ser convertida

A máquina a ser convertida é um LENOVO i3 desktop com sistema Windows7 32bits - 4Gb de memória RAM e HD de 320 - uma guerreira de 3 anos de serviços prestados, e que agora iria se juntar ao laboratório de pesquisas de redes e infraestrutura de TI, mas que ao longo desses 3 anos nos rendeu extensos aprendizados em sistemas legados, e outros que utilizam sobretudo a nova marca de segurança por token digital.

INSTALANDO A APLICAÇÃO

Baixe o programa VMware vCenter Converter Standalone Client no link da página anterior e instale normalmente o programa à moda do Windows (next, next, finish), nesse momento ele como a grande maioria de programa for windows cria um atalho na área de trabalho.

PREPARANDO O AMBIENTE DE CONVERSÃO

Clicando no ícone do vCenter Converter o programa nos apresenta uma janela onde temos as seguintes opções: "configure machine" e "convert machine".
Clicando em "configure machine" (configurar máquina) o programa nos apresenta a tela de configuração com diversas opções, a documentação de utilização do software é rica em opções (enquanto escrevo esse artigo, ainda não consegui explorar todas), mas para esse momento nos bastará apenas a segunda opção (convert machine).

Clicando em "convert machine" (converter máquina) o programa já apresenta a tela "conversion" e nos solicitará que indiquemos o "source system" (origem do sistema), onde temos o "select source type" (selecione o tipo de origem): "powered on" (ligada) e "powered off" (desligada), nesse ponto devemos selecionar "powered on" e logo abaixo clicando na seta dropdown a opção "This local machine" para que o programa entenda que a máquina a ser convertida é a própria que está em execução.
Na próxima tela vem a secção "Destination System" na qual devemos selecionar a "destination type" - em nosso caso: "Vmware Workstation or other VMware virtual machine" - e "Select VMware Product" que em nosso caso setamos para: "VMware Workstation 11.x/12.x" dado ao nosso VMware Player estar na versão 12, talvez você deva selecionar outra opção dado suas necessidades.
Em seguida temos a seção "Options" onde podemos editar as partições a serem copiadas na conversão (Data to opy), os "Devices" a serem editados e as configurações que julgamos serem necessárias para essa conversão, ou seja, para que sejam replicadas na máquina virtual que virá a ser criada.
Finalmente temos a secção "Summary" onde podemos verificar todas as configurações setadas até aqui, e verificar se estão configuradas de forma correta, uma vez que essa será a imagem da nossa nova máquina virtual, que atenderá à necessidade à qual delineamos no início. E finalmente clicamos em "Finish" para iniciar a próxima fase.
Página anterior     Próxima página

Páginas do artigo
   1. Introdução
   2. Hand on
   3. Convertendo em máquina virtual
Outros artigos deste autor

Instalando o VMware Player 12 no Linux Mint 17.3

Leitura recomendada

Arch Linux - Instalação sem complicação

Instalando drivers para placas de vídeo SiS

Configuração básica e observações Delphi7 no Wine

Configuração do modem ADSL Siemens Santis

Asterisk realtime e Trunk

  
Comentários
[1] Comentário enviado por removido em 03/07/2017 - 15:03h


Convertendo Máquinas Físicas em Virtuais

Podemos fazer isso também com o virtualbox.

[2] Comentário enviado por Mc.Eagle em 03/07/2017 - 15:21h

Como expliquei antes no meu outro post (https://www.vivaolinux.com.br/artigo/Instalando-o-VMware-Player-12-no-Linux-Mint-173), eu utilizo o VMware por escolha pópria. Mas agradeço sua colaboração e gostaria muito de ver um post seu de como fazer com o VirtualBox. Forte abraço e Força e Honra!

[3] Comentário enviado por Mc.Eagle em 03/07/2017 - 15:38h


[1] Comentário enviado por meianoite em 03/07/2017 - 15:03h


Convertendo Máquinas Físicas em Virtuais

Podemos fazer isso também com o virtualbox.


Como expliquei antes no meu outro post (https://www.vivaolinux.com.br/artigo/Instalando-o-VMware-Player-12-no-Linux-Mint-173), eu utilizo o VMware por escolha pópria. Mas agradeço sua colaboração e gostaria muito de ver um post seu de como fazer com o VirtualBox. Forte abraço e Força e Honra!

[4] Comentário enviado por luizcarlos18rj em 09/03/2018 - 14:26h

Olá, mano eu só vejo tutoriais pra windows com o programa em .exe, mas como eu faço o mesmo num servidor linux?

Lá no site tb tem o arquivo opensource ( tar gz ), mas naum vi ainda um tutorial de instalação, alguém pode me ajudar?


Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts