O Virtualbox sempre se destacou por ser um software de máquina virtual bastante leve, com bastantes recursos e simples, bem ao estilo Linux. Entretanto muitos usuários ainda usam o VMWare devido a chatice que é configurar a rede no VirtualBox. Bem, agora (versão 2.1.*) a sua desculpa acabou, tudo é fácil. Este tutorial vem explicar isso e mais algumas instruções sobre a instalação no Fedora 10.
Este assunto já foi abordado milhares de vezes aqui no VOL e fora dele também, porém para mostrar o uso da rede no VirtualBox, vou antes descrever como criar uma máquina virtual nele.
Passo 1 - "Novo":
Passo 2 - Escolha a distribuição:
Passo 3 - Quantidade de memória reservada a máquina virtual:
[1] Comentário enviado por dtux em 22/12/2008 - 16:57h
Boa cara, logo que saiu a atualização axo q foi na quinta passada eu atualizei meu virtualbox e sempre acostumado com as TAPs, apanhei um poko a até restabelecer a minha rede virtual aí me basei na estrutura de rede do VmWare e consegui reconfigurar e hj está tudo rodando a 100 e a comunicação entre minha rede virtual e real funfando legal.
[3] Comentário enviado por rvaquero em 22/12/2008 - 23:49h
Que tranquilidade ajusta a rede nessa nova verção do VirtualBox,
eu uso a versao 2.0.6 e precisei configura o modem como router
para a VM com Windows estar na rede...
Assim é bem mais simples
[5] Comentário enviado por maran em 23/12/2008 - 09:43h
Fala Marcus, como é que estas meu velho!
Cara Ótimo, não sabia desta novidade, muito bom mesmo!
Além de que o artigo ficou bem simples de ser compreendido,
Um grande abraço!
[7] Comentário enviado por andrefreire em 23/12/2008 - 10:25h
Gostei da novidade pois o Virtualbox é bem mais leve e simples que o VMWare, porém ainda faltam recursos básicos como clonagem de máquinas virtuais e acesso a pendrives.
[8] Comentário enviado por Marcus-RJ em 23/12/2008 - 11:02h
@maran
E aí, beleza? Estou meio sumido aqui, mas agora creio que devo aumentar minha participação nos artigos/dicas aqui. Realmente na seção "Respostas" devo aparecer pouco. Obrigado pelo elogio. :) Embora depois de ler o artigo eu achei que ficou faltando eu explicar a diferença entre o NAT e o "Host Interface". Talvez também alguma demonstração com o ping. Mas valeu. :)
@andrefeire
Realmente a parte do pendrive ainda está faltando. Para mim não faz muita diferença pois sempre tenho o samba instalado na minha máquina, mas é um ótimo recurso que ajudaria bastante.
Quanto a clonagem de máquina, não sei muito bem o que vocẽ quis dizer, mas quando eu quero copiar uma máquina, uso o própio cp. Para congelamente do estado da máquina tem a opção de snapshot também.
Obrigado a todos pela colaboração. Feliz que este artigo tenha sido útil e o pessoal tenha gostado. :)
[9] Comentário enviado por Marcus-RJ em 23/12/2008 - 11:23h
@andrefeire
Acabei de ver, na verdade o VirtualBox tem suporte a USB sim. Porém não consegui fazer funcionar de uma forma fácil. Como disse anteriormente, sempre resolvo isso com o samba, então não perdi muito tempo tentando fazer o pendrive funcionar.
Fica a sugestão para alguém explicar o funcionamento desta função.
[10] Comentário enviado por removido em 24/12/2008 - 01:58h
- - D U V I D A U R G E N T E - To postando isso 2h da manhã! -
E ai amigo, Muito massa seu artigo!
Tb Acho legal o virtualbox, incluse que até tive que usar aqui devido a minha impressora epson stylus r290 para rodar o xispa, para que eu possa imprimir, pois não tem driver para ela no ubuntu hardy!
Mas contudo e entretando eu migrei para linux faz cerca de 24h e já instalei tudo o que eu precisava! Já faz mais de 6h que eu to tentando fazer funcionar minha epson stylus r290 para detectar usb e não consigo, Vc por um acaso sabe como faz ou alguem que está lendo meu post sabe ?
[13] Comentário enviado por tsanches em 29/12/2008 - 09:19h
Brother Macus-RJ,
Minhas Vms Linux funcionaram usando seu artigo, parabéns por elabora-lo, porém o windows xp não acessa a rede, sabe o que devo fazer?
Grato,
TSANCHES