Começando com um breve sumário, nesse artigo haverá:
- Registro de nick
- Registro de canal
- Instalação do WeeChat
- Sobre o WeeChat
- Usando o programa
- Conseguindo ajuda
- Configuração
- Comandos básicos
- Alternativas
- Observações
P.S.: Para esse artigo vou usar o provedor
FreeNode para os registros e conexão, mas as coisas não mudam se quiser utilizar outro, como o
BrasIRC .
Registro de nick
Como já foi dito, usei o FreeNode para testes (pois uso mais ele e assim, se tornou mais cômodo), mas os comandos são os mesmos. E a forma de o provedor trabalhar também.
Primeiramente, você precisará entrar no servidor para poder registrar. Eu até pensei em na ordem colocar esse passo depois da conexão, mas decidi pôr antes pois a conexão é bem simples. Se quiser ir rapidinho na parte "Alternativas" você poderá conectar pelo navegador, e realizar esses passos seguintes numa boa.
Após conectado no servidor, você precisará requisitar o registro. Uma coisa que se deve salientar: no FreeNode, um nick registrado que fique dez semanas sem usar poderá ser registrado por outra pessoa. Se o nick que você quer registrar já tem dono mas está um bom tempo sem uso, pode entrar em contato com o provedor que eles provavelmente liberarão rapidinho para você.
Para ter essa informação sobre determinado nick, use o seguinte comando:
/msg nickserv info nick_a_consultar
Visto se o nick que deseja está livre (ou poderá se tornar) vamos prosseguindo, adotando que o apelido desejado pode ser registrado logo. Pode ser que você logou no sistema com um nick que não deseja registrar, para mudar para o que quer, use o comando:
/nick nick_desejado
Depois disso, para registrar, basta usar o seguinte comando:
/msg nickserv register senha_desejada e-mail_para_registro
IMPORTANTE! Não deixe de colocar uma senha segura e um e-mail válido. O provedor vai enviar uma mensagem para você com um comando para validar o registro. Esse comando terá uma validade de 24 horas, e passado esse tempo, o nick que tentou registrar estará disponível novamente para qualquer pessoa.
Ok! Pode verificar o e-mail que lá terá uma mensagem com o comando que tem de usar para ativar realmente o registro.
Pronto... Tem uma determinada opção que é interessante de você usar. Quando registra o apelido, você tem de usar um e-mail válido, e esse endereço pode ficar público para qualquer um verificar (a partir do comando de informação visto acima). Você pode deixar ele escondido, com o comando:
/msg nickserver set hidemail on