Artigo resultante de pesquisas realizadas em 2007/2 para disciplina de
Administração de Sistemas de Rede do Prof. Sandro Roberto Ferrari, pelos
alunos Gabriel Carlos Reichel, Guilherme Luiz Ziemann e Anderson Luis Zipf.
Alunos do Curso de Tecnologia de Redes de Computadores da FAMEG - Faculdade Metropolitana de Guaramirim. Este foi publicado pelo Prof. Sandro, mas a autoria do mesmo é dos respectivos alunos.
A ferramenta de gerência de rede
WireShark não é nada mais que uma ferramenta para o administrador da rede monitorar e controlar os dados transmitidos entre qualquer protocolo de transmissão.
Com está ferramenta é possível que o administrador possa ter o controle geral sobre todo o tráfego da rede. Também comentamos as plataformas que tem o suporte para o bom funcionamento da ferramenta, falamos um pouco do desenvolvedor e suas características e como proceder na instalação desta ferramenta de gerência de rede.
Sua licença está registrada pela GNU - General Public License (GPL), usa-se linhas de comandos apenas para instalar e para abrir a ferramenta, todo o uso é por interface gráfica e utiliza PCAP para capturar pacotes, de forma que ele só pode capturar pacotes em redes apoiadas por PCAP.
Wireshark
WireShark, conhecido como tubarão dos fios, serve para monitorar os pacotes de informações que trafegam através de sua rede, um analisador de protocolos para redes de computadores e, no momento, é considerado um dos mais utilizados para
Linux no momento, desenvolvido pela Ethereal.
Está é uma ferramenta totalmente livre (Free), ou seja, você pode baixá-la e não precisa se preocupar com limitações ou prazo de validade, apenas instalar e sair usando.
Software registrado pela GNU General Public License (GPL), o Wireshark, antigo Ethereal, as funcionalidades desta ferramenta são parecidas com o TCPDUMP, mas com uma interface GUI, possui mais informações e com possibilidade de aplicar filtros.
O administrador da rede, ou o responsável pela rede pode ter o controle de tudo o que entra e sai da rede, em diferentes protocolos.
Uma boa opção para quem tem uma grande rede para administrar, porque cuidar de uma rede pequena não é tão complicado, mas quando falamos sobre uma grande empresa, a visão já é diferente.
WireShark utiliza PCAP para capturar pacotes, de forma que ele só pode capturar pacotes em redes apoiadas por PCAP.
As plataformas que o WireShark suporta são:
- UNIX
- Linux
- Solaris
- FreeBSD
- NetBSD
- OpenBSD
- MAC OS X
- Windows