O novo XFCE 4.4 é um desktop leve que dispõe de uma série de utilitários e inovações que o torna uma boa alternativa para aqueles que acham pesado rodar um KDE ou Gnome como desktop. Neste artigo veremos como instalá-lo numa máquina rodando o Debian Etch com 256 MB de RAM.
A primeira impressão é a que fica, é o que todos dizem. Se fosse assim nós pararíamos por aqui e você deixaria o XFCE de lado, assim como o Linux e tantas outras coisas. Vamos então mexer alguns pauzinhos.
Plugins
Por default o XFCE vem com dois painéis. São nestes painéis que podemos adicionar lançadores de aplicativos, menus, relógio e todos os plugins instalados pelo pacote xfce4-goodies. Para isso basta clicar com o botão direito do mouse sobre o painel e clicar em adicionar novo item para abrir o seguinte menu:
Neste menu estão listados os plugins instalados pelo pacote xfce4-goodies. Há alguns outros plugins que não são instalados por default. Basta procurá-los usando o Kpackage, Synaptic ou o seu gerenciador de pacotes preferido. No prompt:
$ sudo apt-cache search xfce4
Além disso você pode configurar os painéis da maneira que quiser. Basta clicar em propriedades. Assim você pode customizar os painéis de acordo com sua necessidade.
Menu
O XFCE vem com um editor de menu pra facilitar a nossa vida:
Além disso você pode editar o arquivo manualmente em:
diretório home do seu usuário/.config/xfce4/desktop/menu.xml
Mas para isso você tem que entender um pouco de xml. Ou você pode ainda adicionar manualmente aplicativos ao menu criando um arquivo .desktop em:
[2] Comentário enviado por tiagotavares em 27/03/2007 - 09:25h
Só discordo com uma coisa, que o Gnome e o KDE são quase que inúteis com menos de 512MB, aqui na máquina uso o GNOME com 256MB compartilhado com o video on-board ainda por cima, e o desempenho é ótimo, o mesmo ocorre com o KDE, acho que talvez o XFCE se aplica mais a computadores com menos de 256MB.
[3] Comentário enviado por tenchi em 27/03/2007 - 09:27h
Muito legal o artigo. O xfce simplismente inovou muito nessa última versão. Deixou de ser somente mais um Gerenciador de janelas para ser um ambiente desktop completo. Não concordo totalmente com você sobre os requisitos mínimos dos ambientes. Eu uso o KDE num duron com 512 megas de ram (menos a memoria compartilhado do video), e o sistema roda quase que perfeito. É claro que não uso aquele monte de frescuras, como aquela centena de barras do superkaramba, mas o sistema roda normalmente, sem nenhuma falta de desempenho. O sistema inteiro não consome nem 80mb depois do boot.
O xfce roda bem com 128 de ram sim ;). Não é preciso necessariamente apelar para um *box quando se tem uma máquina assim. Até um windows XP roda nessa configuração (só o sistema, sem antivirus nem nada).
Já o Gnome tem ficado mais lento até do que o próprio KDE com o passar do tempo. Fenomeno estranho esse... rsrs.
Eu usei um Xfce durante um bom tempo, mas parti para o kde por estar usando muitos aplicativos em Qt, principalmente na época que o xfce não tinha um gerenciador de arquivos muito bom, que era o xffm. Mas agora que ele incluiu no pacote o programa Terminal e o editor de textos mousepad (que antes eram avulsos). Os recursos de montagem automática também vieram em ótima hora, o que vai ajudar muitos usuários a migrarem para o desktop linux.
Ao que parece, ao menos em funcionalidade, o xfce está virando algo como o gnome, talvez um gnominho, embora eu ache sua interface mais intuitiva que a do segundo. Mas isso é só questão de gosto.
Uma discussão sobre o lançamento do xfce4.4 em: http://br-linux.org/linux/xfce-4.4-com-outros-olhos
[4] Comentário enviado por tenchi em 27/03/2007 - 09:30h
Vamos ver agora quando o pessoal do Enlightenment vai lançar um estável... Pq as coisas estão indo cada vez mais devagar... Pena, para um ambiente tão bom quando o E.
[5] Comentário enviado por versurix em 27/03/2007 - 11:51h
Com certeza o XFCE é mais rápido que KDE ou Gnome.
Uso Dreamlinux e já tem versão 4.4 porém vou fazer algums personalizações do texto para saber como fica.
Se quiserem testar o Dreamlinux entre no site http://www.dreamlinux.com.br/portugues/index.html
[6] Comentário enviado por Phantom X em 27/03/2007 - 15:56h
Bom artigo, mas o consumo de memória poderia ser pela metade. KDE/GNOME funcionam bem em 256MB, XFCE funciona bem em 128MB e os *box em 64MB ou até menos.
[8] Comentário enviado por p0ng em 29/03/2007 - 17:00h
e você ainda pode fazer com que o XFCE carregue as libs do KDE e do Gnome, fazendo com que os programas rodem até mais rápidos (alguns só funcionam com essa opção ativada).
[13] Comentário enviado por albfneto em 11/06/2008 - 02:37h
O XFCE, hoje, quase um ano depois de seu artigo, começa a ser muito usado por algumas distros, como desktop default!
alguns o consideram o substituto de gnome, principalmente os que acham gnome pesado e pouco bonito!
[14] Comentário enviado por slackmen em 20/10/2008 - 15:11h
Comecei a usar o XFCE a pouco tempo e gostei muito dele. Rápido e prático. Mas tem uma coisa que falta nele:
No KDE tem a opção 'iniciar nova sessao' pra poder logar outro usuario em outro VT. Mas o XFCE nao tem nenhuma opçao relativa a isso. Ouvi que tem q instalar o GDM pra essa funcionalidade aparecer, mas eu uso o KDM e não quero mudar de gerenciador de login.
Se alguem souber de algum comando (mesmo que seja no terminal mesmo, não me importo) pra iniciar outra sessao ao mesmo tempo(sem fechar a anterior) de OUTRO usuario me diga que ja estou sem esperança e quase voltando para o KDE.