É o processo geral, considerado mais fácil e mais empregado, recomendado pela comunidade openSUSE, como processo oficial, e para os iniciantes:
1) YaST gráfico:
1a) Usa o próprio instalador de pacotes padrão do openSUSE, o
YaST. Na realidade o YaST é um Centro de Gerenciamento e Controle muito completo, que faz muito mais coisas além de instalar pacotes!
No menu do openSUSE (GNOME ou KDE), procure por "Instale/Remova Programas". Abra-o. O aplicativo se chama YaST2.
Ele necessita dos repositórios, aonde vai localizar os pacotes RPM do openSUSE. Além de aceitar seus próprios repositórios, ele aceita como compatíveis também os repositórios do YUM (página 8).
Vá em "Configuração", "Repositórios", clique em "Adicionar". Se você não souber o nome do repositório, ou sua URL, procure automaticamente em "repositórios da comunidade" e muitos repositórios serão encontrados automaticamente, via Internet (Figura 1).
Para achar outros repositórios openSUSE e seus nomes e URLs, você também pode se basear na dica abaixo, adaptando-a para a versão mais nova do openSUSE:
e/ou consultar as home-pages abaixo:
1b) Adicione alguns, os repositórios que quiser (mas não adicione todos, porque pode haver lentidão ou conflitos).
Entre outros, sugiro que adicione o repositório da comunidade "Packman" (tem muitos pacotes importantes!) e os repositórios de placa de vídeo (NVIDIA), os de drivers para webcams e os de KDE ou de GNOME, e caso queira, os de Compiz, Java, Jogos etc.
Clique em "Habilitar" e "Atualizar Automaticamente". Se desejar, desabilite ou remova os repositórios para desenvolvedores, tipo "Debug" e "Source" por exemplo. Se estiverem habilitados, também desabilite ou remova os repositórios do Drive de CD-ROM (pacotes do DVD de instalação, não serão mais usados após a instalação).
Ficará algo como na Figura 2:
Clique em OK e os repositórios estarão adicionados.
1c) Para instalar um pacote é simples. Procure pelo nome do pacote em "pesquisar", marque-o e clique, embaixo, à direita, em "aceitar". O pacote será baixado e instalado automaticamente!
Vamos exemplificar com a instalação da suíte (navegador + mailer + cliente de notícias) chamada "SeaMonkey" (Figura 3):
Assim como fizemos com SeaMonkey, pode-se fazer com qualquer outro pacote ou pacotes.
1d) YaST também pode ser usado para atualizar a distro. Se você selecionou a opção "atualizar automaticamente", ao abrir o YaST ele lhe mostrará as atualizações a fazer, bastará marcá-las e clicar em "aceitar".
1e) Vale ainda salientar que se pode abrir o YaST gráfico, via linha de comando, tanto na interface QT ou em GTK. Em meus testes, verifiquei que não funciona com "sudo":
su
[senha de root]
# yast --qt
ou
# yast --gtk
A Figura 4 mostra o YaST gráfico, aberto nas interfaces QT e GTK.
Para mais detalhes sobre como usar o YaST, consulte os artigos de nosso amigo Fábio Farias:
Com isso, descrevemos a maneira padrão, recomendada e mais usada para instalar pacotes no openSUSE. Vamos ver os outros métodos.
2) YaST semi-gráfico:
2a) Em computadores antigos, ou caso o usuário queira, o YaST possui uma versão semi-gráfica, que pode ser controlada por meio do teclado, e pode ser usada inclusive fora do X-Window, fora da interface gráfica.
Para abri-lo, use os comandos abaixo. Em meus testes, verifiquei que não funciona com o "sudo" , pelo menos não na configuração do meu sistema.
su
[senha de root]
# yast
ou
# /sbin/yast
2b) Na tela que se abrirá (Figura 5):
você poderá procurar os pacotes, atualizar o sistema, instalar pacotes etc.
3) YaST em linha de comando:
3a) YaST também pode ser usado só na linha de comando. Para instalar ou atualizar um pacote, execute:
sudo yast -i (ou --install) NOME DO PACOTE
$ sudo yast --update NOME DO PACOTE
Por exemplo, na Figura 6, vê-se o YaST instalando o mensageiro instantâneo Emesene ("yast -i emesene"):
3b) Em linha de comando, o YaST também pode ser usado para instalar um pacote RPM (veja Página 6) que você baixou separadamente. Rode o comando no diretório onde o RPM foi salvo. Exemplo, se o pacote estiver na pasta /home/usuário:
sudo yast -i /home/usuário/NOME DO PACOTE.rpm
3c) Uma recente dica aqui no VOL mostra que o YaST
ainda pode ser usado com interface Ncurses.
3d) Para outras maneiras de instalar um RPM previamente baixado, veja Páginas 1, 5 e 6-8.