Sabe quando você leu em um artigo algo interessante, mas não sabe que artigo nem onde ele possa estar? Você cria várias pastas tentando classificar, por algum critério, seus artigos, mas o número de pastas é grande ou o critério de classificação é difícil?
Pois então, um gerenciador de bibliografias pode ajudar a organizar toda essa bagunça! Este artigo apresenta mais uma alternativa desta poderosa ferramenta acadêmica para usuários
Linux. Uma alternativa conhecida no meio Linux é a extensão do Mozilla Firefox denominado Zotero. E no Windows, a ferramenta mais conhecida com esse fim é o EndNote, que é pago.
O gerenciador de bibliografias que apresento para o usuários Linux chama-se
Mendeley. Vamos conhecê-lo!
O Mendeley é tanto um gerenciador de bibliografias e artigos quanto uma rede social que conecta pesquisadores científicos. O gerenciamento de bibliografias pode ser realizado tanto local (seu computador) quanto à distância (via internet, através da sua conta). Com o programa podemos também compartilhar artigos e bibliografias com os seus "amigos" da rede.
Ao inserir um artigo no seu banco de dados o programa buscará na internet informações sobre o artigo e construirá a bibliografia para você. Essa busca pode ser feita tanto através do título do artigo quanto pelo DOI (digital object identifier), que é um padrão de identificação de documentos na internet. Essa funcionalidade só conta para artigos no formato PDF.
Instalando e utilizando o Mendeley
O site oficial do projeto é:
Para instalar na máquina é só acessar o site e criar sua conta (isso é útil para o gerenciamento via internet). Após isso você será redirecionado para a página de download.
Existem versões para Windows, Mac e Linux. Para Linux ainda existem as opções "genérico" (para distros sem pacotes específicos) e os pacotes para Ubuntu (32 e 64bit) e Debian (32 e 64bit).
Após clicar na opção desejada as instruções de instalação aparecerão, no caso do Ubuntu 9.10 (32bit):
I) Utilizando o terminal:
sudo gedit /etc/apt/sources.list
Aparecerá o sources.list, então insira a linha:
deb http://www.mendeley.com/repositories/xUbuntu_9.10 /
II) Atualizar o repositório e instalar o Mendeley:
sudo apt-get update
$ sudo apt-get install mendeleydesktop
Pronto, o Mendeley está instalado! Abra o programa e insira sua conta e senha. Vá até "Tools > Options >" na aba "General". Para inserir documentos vá até a "Add Documents". Se preferir pode usar a opção "Watched Folder", que monitorará uma ou mais pastas. Tal opção faz uma busca dos artigos em PDF para inserir no seu banco de dados toda vez que for inciado. Essa opção está disponível em "Tools > Options >" na Aba "Watched Folder".
Com uma extensão para o seu editor de texto, você poderá inserir citações e bibliografias dessas citações. Isso poupa muito tempo quanto se está escrevendo um artigo ou outro trabalho científico. A extensão está disponível para o MSWord e o Writer do OpenOffice.org. Para instalar vá até: 'Tools > Install Openoffice plugin'. Então aparecerá uma barra no seu editor de texto. No caso acima, do Openoffice Writer.
Eu estou utilizando o Mendeley em meu notebook com Ubuntu 9.10 e estou muito satisfeito.
Espero ter contribuído com a comunidade Linux e Viva o Linux!