O conhecimento é a base para o desenvolvimento de qualquer nação e a medida que se aumenta o conhecimento científico aumenta-se a renda e a qualidade de vida.
A educação a distância mediada pelo uso das tecnologias viabiliza o acesso a educação para àqueles que por motivos diversos não podem estudar, fatores como tempo, finanças a até mesmo distância física de grandes centros e/ou instituições de ensino, podem ser amenizadas com esta modalidade de ensino.
Com o objetivo de demonstrar os benefícios do sistema operacional
Linux proporcionando ao aluno uma ampla visão sobre este sistema operacional, capacitando-o para realização das tarefas diárias na utilização do sistema, a educação a distância propicia ao ser humano subsídios intelectuais necessários a sua formação crítica, de forma a prepará-lo para conhecimentos futuros que venham a preencher sua vida particular e social é sem dúvida a maneira mais correta para que as novas formas de conhecimento possam ser disseminadas, divulgadas e apreendidas, o que nos moldes da EAD pode verificar-se com clareza.
A carência de profissionais em Linux no mercado de trabalho brasileiro cresce 30% ao ano e já está em 64% das empresas no Brasil segundo dados do IDC 2006 (International Data Corporation), disponível no site da associação software livre do Paraná.
No Brasil, após a migração para o software livre Linux realizada pelo Governo Federal nos mais diversos escalões como Policia Federal, Exército, SERPRO dentre outros, observa-se com maior frequência a cobrança em concursos públicos do sistema operacional Linux, tornando-se comum a exigência em editais por este conhecimento básico do referido sistema.
Não somente em órgãos públicos mas segundo o ISTF (Fórum de Segurança da Informação), a falta de mão-de-obra especializada é hoje um grande empecilho a uma maior utilização do software livre pelas empresas brasileiras, pelo menos na opinião de quem já utiliza o sistema operacional, informa o estudo.
A virtualização de ambientes educacionais através da educação a distância com um novo conceito de pedagogia construtivista moldada na comunicação interativa entre professores e alunos segundo suas necessidades e expectativas norteiam este trabalho promovendo o senso crítico, a troca de experiencias e habilidades com foco na aprendizagem e não ao ensino, incentivando o uso do software livre Linux, propiciando aos alunos, oportunidades de debater sobre situações e alternativas que favoreçam sua formação e estimulando o estudo do software livre Linux, suas variações e possibilidades na área de redes e segurança.
Mozart Cobo S. Junior
Especialista em Educação a Distância