Aprendendo a modelar forms no Kylix

Olá amigos da comunidade, nesse artigo vou ensinar-lhes como modelar um form no kylix. Dessa forma você poderá criar aplicações com um design exclusivo, podendo até mesmo criar skins personalizadas.

[ Hits: 11.529 ]

Por: Perfil removido em 28/01/2004


Introdução



Bom amigos, nesse artigo vou ensinar a criar aplicações que se diferenciam das demais. Por muito tempo os programadores ficaram prisioneiros de janelas padronizadas, não conseguindo criar uma aplicação que desse evasão a sua criatividade gráfica.

Primeiramente vamos criar um botão e na sua propriedade "caption" vamos colocar "Sair".

Feito isso, vamos dar um duplo clique na "form" e partir para a programação. Localize a cláusula "uses" para declarar nossa API QT:

interface

uses
  SysUtils, Types, Classes, QGraphics, QControls, QForms, QDialogs, QStdCtrls, Qt;

Agora vamos criar uma declaração privada no qual ficará responsável de guardar nossa skin:

  private
    { Private declarations }
    FBitmap : TBitmap;

Dê um duplo clique no botão "Sair" e coloque nossa instrução de saída do programa, pois quando modelamos nossa form nós automaticamente perdemos os botões padrões de minimizar, maximizar e fechar, Por isso vamos usar o nosso botão para que possamos encerrar o programa depois que ele estiver com a skin.

procedure TForm1.Button1Click(Sender: TObject);
begin
  Application.terminate;
end;

Dê um duplo clique na form e entre na procedure FormCreate. Aqui vamos iniciar a modelagem propriamente dita:

procedure TForm1.FormCreate(Sender: TObject);
var
  Skin : TBitmap;
begin

// cria a Skin e carrega o bitmap
  Skin := TBitmap.Create;
  Skin.LoadFromFile('pinguim.bmp');

// converte o bitmap em monocromático
  Skin.Mask(clWhite);

// cria o bitmap
  FBitmap := TBitmap.Create;

// carrega o bitmap desejado
  FBitmap.LoadFromFile('pinguim.bmp');

// limita a área de desenho do skin
  QWidget_setMask(Handle, QPixmap_mask(Skin.Handle));

// não precisamos mais da máscara - libera a memória
  Skin.Free;
end;

procedure TForm1.FormDestroy(Sender: TObject);
begin  
FBitmap.Free;
end;

procedure TForm1.FormPaint(Sender: TObject);
begin
  Canvas.Draw(0,0,FBitmap);
end;

Bom, depois de tudo feito é só executar o programa e administrar o seu novo layout.

=============================
Viva a liberdade dos códigos
=============================

Abraços!
Master_Foca.

   

Páginas do artigo
   1. Introdução
Outros artigos deste autor

Configurando HD via porta USB no Linux

Bom dia, é compatível com Linux?

Configuração básica do Conky para mostrar informações sobre a sua máquina no Desktop

Agora SIM, aMSN com suporte a anti-aliasing

Minha experiência com Linux

Leitura recomendada

Criando uma aplicação que mostra os processos em execução

Cross-compile Lazarus: Gerando executáveis Win32 estando no Linux

Criando aplicação para detectar informações do sistema em Kylix

Como fazer seu programa Kylix chamar uma aplicação externa

Integrando saídas de comandos shell com sua aplicação Kylix

  
Comentários
[1] Comentário enviado por slacktux em 31/01/2004 - 17:39h

Oloco! Adorei essa tecnica! muito bom mesmo cara.. facilita pracaramba criar programinhas bonitinhos :-P


Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts