Muitos usuários que migram para o
GNU/Linux postam interrogações e mais interrogações para sanar algum problema que enfrentam com tal distro que está usando. Isso é ótimo para todos que usam o GNU/Linux, inclusive para todas as mentes brilhantes que têm um enorme prazer de ajudar a quem necessita, e mostra o quanto o sistema do pinguim está expandido-se arrasadoramente. Acontece que há usuários que passam dias e dias e não encontram as soluções que esperava, deixando-o frustrado a ponto de algum momento desejar regressar para o Windows.
Antes de mais nada, ao postar uma pergunta na seção de "Perguntas", atualize primeiro seu perfil, para os que possam lhe responder verificar qual distro você está usando. Caso a opção for "Outra", forneça a distro em uso para facilitar ainda mais a resolução de seu problema. Muitos usuários que mudam de distro não atualizam seu perfil e acabam recebendo a resposta errada, pois "aquele comando" refere-se a distro que está descrito no perfil do usuário com dúvida. De fato, ele não usa mais aquela distro e acaba perdendo tempo com comandos errados dizendo que não funcionou e tal.
Você poderá ganhar tempo na seção de "Perguntas" descrevendo o máximo de detalhes, tais como: "O que você fez antes de ocorrer o problema?", "Como você fez para fazer algo funcionar e não funcionou?", etc. Outra informação mais relevante é anotar todo o erro descrito da forma que foi exibido para facilitar ainda mais a melhor maneira de resolver.
Quando instalei o Big
Linux 3.0 para um amigo de trabalho, ele me pedia para sanar algumas dúvidas. Respondi as que conhecia, mas outras não porque não foi passado-me os detalhes que surgiam na tela. Até que ele começou a anotar todo o erro que surgia para que eu pudesse ajudar a identificar o problema e foi aí que as dúvidas foram sendo sanadas. Os usuários iniciantes não têm a mínima idéia de onde seja o real problema e, por isso, precisa do apoio das mentes brilhantes espalhadas por aqui no VOL.
Você está começando agora e deseja maiores informações para fazer algo funcionar na sua distro, poste as dúvidas com mais detalhes e atualize o perfil para os membros saberem a distro que está usando. Por outro lado, caso a dúvida não seja para a distro que está escrito no seu perfil, e sim, para outra distro de uma outra máquina ou algo qualquer, forneça essa informação. Caso receba diferentes respostas, faça um teste e veja qual funcionou. O seu problema pode ser igual ao de fulano, mas, em alguns casos, os caminhos de resoluções podem ser diferentes.
Encontrou um artigo e/ou dica, salve como favorito para ganhar tempo quando precisar dele (a) a qualquer momento, ao invés de perder tempo digitando na busca do VOL. Outro meio excelente é copiar todo o texto e formatar em algum Processador de Texto (OpenOffice, por exemplo) e imprimir. Faça sua própria apostila.
Boa sorte a todos!
:::... Viva o Linux ...:::