Inicialização do Sistema

Publicado por Fábio Berbert de Paula em 07/11/2002

[ Hits: 13.127 ]

Blog: https://fabio.automatizando.dev

 


Inicialização do Sistema



Quando um PC é inicializado, a BIOS executará diversos testes para checar se tudo está em perfeita ordem, chamando então o boot. Ela escolherá um dispositivo de disco e lerá o primeiro setor do dispositivo. Este é chamado de setor de inicialização e no caso de discos rígidos, também é chamado de master boot record, uma vez que um disco rígido pode conter diversas partições, cada qual com seus próprios setores de inicialização.

O setor de inicialização contém um pequeno programa (pequeno o suficiente para estar contido em um setor), o qual tem a função de ler o sistema operacional instalado e inicializá-lo.

Ao ser inicializado a partir de um disco rígido, o código do registro mestre de inicialização examinará a tabela de partições (também localizada no MBR), identificará a partição ativa, lerá o setor de inicialização daquela partição e iniciará o programa gravado naquele setor.

Neste momento o kernel será carregado. Após a carga do kernel do Linux em memória, ocorrem os seguintes eventos:
  • o kernel é instalado inicialmente em um formato compactado, sendo então descompactado de forma automática, através de um pequeno programa que está localizado no início da imagem do kernel.
  • Após, o kernel verifica os demais hardwares (discos rígidos, disquetes, placas de rede, etc) e configura seus controladores de dispositivos.
  • O sistema de arquivos raíz será montado com permissões de leitura, será checado pelo programa fsck e em seguida remontado com permissões de escrita.
  • O processo init é então inicializado, passando o sistema para modo multiusuário e inicializará o getty, permitindo o uso de consoles virtuais e linhas seriais.

Mais informações sobre o encerramento do sistema

É importante seguir corretamente os passos quando encerrar o sistema. Caso este procedimento não seja cumprido, seus sistemas de arquivos provavelmente estarão prejudicados e os arquivos poderão ficar bagunçados. Isto acontece porque o Linux tem um cache de disco que não grava os dados no disco no momento em que isto é solicitado, mas somente em intervalos de tempo. A performance do sistema aumenta consideravelmente, mas isso também pode causar a perda de dados caso você simplesmente desligue seu computador.

Outra razão contra desligar simplesmente o sistema é que em um sistema multitarefa existem diversas coisas acontecendo em segundo plano, e desligar o computador neste momento pode ser desastroso. Usando o procedimento correto para o encerramento do sistema, você garante que todos os processos em background podem salvar seus dados.

Atenciosamente,
Fábio Berbert de Paula
fabio@vivaolinux.com.br
Outras dicas deste autor

Comando ifconfig no Debian 10

Instalando plugin FastTrack no GiFT (Debian)

Como forçar o tipo de arquivo no Vim

Como mapear teclas no Vim

Como pegar o hostname usando Python

Leitura recomendada

API do Twitter para Python

Organizando as tralhas

Ajuda e como pedi-la

Dual boot com Windows no segundo HD

Slackware + NetBeans 6.1

  

Comentários
[1] Comentário enviado por Cyber_System em 13/04/2003 - 17:41h

O que de mais desastroso pode acontecer se o computador for desligado incorretamente?

[2] Comentário enviado por ihtraum em 21/04/2006 - 21:13h

interessantíssimo !!!
detalhes minuciosos que são importantes para o pleno entendimento.
essa parte mesmo da mbr, foi um estímulo pra eu continuar estudando.
valeu.

[3] Comentário enviado por albfneto em 17/07/2008 - 10:19h

é uma dica antiga, mas. Olha, problemas de danos nor arquivos são comuns se um Linux for desligado direto, ou a energia elétrica cair!
se já aconteceu com voces, observem os inúmeroe erros de journaling, visíveis em modo verbose!



Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts