Após instalação do
Kubuntu Linux o mesmo apresentou problemas de intermitência da tela, que piscava a intervalos de 10 em 10 segundos. Seguindo os passos deste artigo quem tiver o mesmo problema poderá saná-lo.
Após a grande espectativa, baixei e instalei o Kubuntu 8.10, que vem com o KDE 4.1. Como sempre, o Kubuntu estava impecável, reconheceu tudo automaticamente na instalação e inicialização, mas apresentou o seguinte problema: após a inicialização do meu computador, minha tela dava algumas piscadelas chatas a intervalos de 10 segundos, algo realmente muito estranho. A configuração do monitor estava correta, tanto na resolução quanto na atualização do mesmo.
Bem, fiz contato com listas, fóruns e no canal IRC #kde-brasil (pois no Kubuntu o ambiente gráfico é o KDE) o
piacetini me deu a dica de um
blog gringo que teria uma possível solução, pois problema semelhante acontecia ao ter ligado dois monitores simultaneamente.
E foi o que ocorreu, problema resolvido, segue a solução:
1. Entrar em Configuração do Sistema;
2. Selecionar a aba Avançado;
3. Selecionar o Gerenciador de Serviços;
4. Parar o serviço e desmarcar o checkbox do Detecting RANDR (monitor) Changes;
5. Aplicar;
6. Salvar configuração.
Pronto, nada absurdo, mas claro que dependeu, principalmente, da ativa e muito competente comunidade de usuários do Kubuntu e do KDE. Normalmente com software proprietário, o qual temos que pagar por uma licença de uso e, também, pagar por suporte. Agora e se for uma cópia ilegal onde você encontrará suporte para sanar problemas como esse?