Como é de conhecimento de alguns, o suporte ao
plugin Java para o
Firefox a partir da versão 52, deixará de existir. Plugin este, necessário ao processo de login de vários bancos, como o Banco do Brasil. Fato este que que levou a uma mudança da política de autenticação, em especial a do Banco do Brasil, passando a implementar o módulo de segurança
Warsaw.
Acontece que o referido banco disponibilizou um razoável suporte aos usuários
Linux para algumas distribuições: Ubuntu, Fedora, Mint e para outras disponibilizou um script instalação por nome "warsaw_64_installer.sh", nos seguintes links:
O caminho para chegar a estes links (opção à esquerda, outras distribuições):
Seg.BB
Testei no
Manjaro (derivado do Archlinux) e no
Elementary (que usa pacotes ".deb") e funcionou, mas da seguinte forma. Com o Firefox fechado, e instalando as dependências exigidas pelo script:
- Curl → ex: libcurl3-dev
- NSS Tools Mozilla → ex: libnss3-dev
- DBus → ex: libdbus1-dev
- OpenSSL → ex: libopenssl-dev
Análise
Passei a analisar o script na sua versão 64 bits:
Este script tem 22,8 megas, 79742 linhas!, porque ele carrega em seu interior uma parte de pre-instalação e na outra parte, a compactação dos binários, bibliotecas e arquivos de configuração, que o mesmo descompacta na pasta
/tmp (quando executando partir desta).
Aconselho a quem desejar estudar o script, abri-lo com o editor
vim, é bem mais rápido para edita-lo e isso no Shell. A parte legível vai até a linha 362, o restante como já falei, é a compactação dos arquivos necessários para funcionar o core do Warsaw.
Executei como sudo em
/tmp (depois de:
chmod +x warsaw_64_installer.run), não obtive exito, pois o mesmo apresentava erro na linha 22:
# cd /tmp/warsaw_x64/ && ./configure && make install
Deduzi então que, em face à minha inexperiência com Scripts Shell, que era necessário para descompactação a partir da linha 363, para depois executar a linha 22, e que também o comando para isto estava na linha 146:
tail -n +$L $0 | tar -zxvf - -C / (onde
$L é uma variável definida na segunda linha como sendo igual a 363 e
$0, o nome do próprio script).
Depois de uns 3 noites pensado na solução, já que não sou especialista em script shell, reproduzi manualmente dentro da pasta
/tmp o comando:
sudo tail -n +363 warsaw_64_installer.run | tar -zxvf- -C/ (363 é a linha a partir do qual é feita a leitura para descompactar, apresentou umas mesagens de erro no final, mas nada que comprometesse, e aí bingo! Foi descompactado na pasta
/tmp/warsaw_x64).
Em seguida, rodei novamente o script (ainda dentro de
/tmp):
sudo ./warsaw_64_install.run
Depois desta operação, após alguns minutos, é carregado o core com
/etc/init.d/warsaw start (que será necessário sempre antes de acessar o banco, mas se não quiser deixar na inicialização, como eu que não gosto de consumo de recursos se não estou usando, carregue só quando for acessar o banco.
Sei que esta não é uma solução elegante e ideal, o que depois eu fiz foi eliminar linhas desnecessárias do script para minha distribuição e executá-lo. Para isto, movi a linha "tail -n +$L $0 | tar -zxvf - -C /" para segunda linha. E caso diminua o script de linhas desnecessárias, lembrar de modificar a variável "L=363" para a linha onde inicia os arquivos compactados.
A solução primeira, deixando intacto os scripts, é para os que nunca mexeram com shell scripts, já os "universitários" podem adapta-lo por sua conta e risco.