Nesta dica, você aprenderá como usar o último argumento de um comando anterior no terminal bash para completar o comando atual. Isso pode ser útil para evitar a digitação repetitiva e tornar o trabalho no terminal mais eficiente.
Abra o terminal no seu sistema operacional. No
Linux e macOS, geralmente é chamado de "Terminal". No Windows, você pode usar o "Windows Subsystem for Linux" (WSL) ou um emulador de terminal, como o Git Bash.
Para este exemplo, quero renomear o arquivo "schema-2023-04-03.sql" para "mariadb-schema-2023-04-03.sql". Vamos tentar usar o mínimo de digitação possível...
Execute o comando ls com o arquivo como argumento:
ls schema-2023-04-03.sql
DICA: use a tecla TAB para completar o nome do arquivo. Se você digitar "ls s" e pressionar TAB, o nome do arquivo será inserido automaticamente, caso não exista outros arquivos que se iniciem com a letra "s" no diretório.
A partir daqui, o nome schema-2023-04-03.sql está armazenado no histórico do terminal. Podemos acessá-lo usando a combinação de teclas "
Esc ." ou "
Alt .", economizando assim energia do teclado.
E agora o gran finale, vamos renomear o arquivo usando o último argumento do comando anterior:
mv <Esc> . mariadb-<Esc> .
Ou seja, digitei "mv", em seguida pressionei Esc e "." para inserir o último argumento do comando anterior no comando atual. Em seguida, digitei "mariadb-" e pressionei Esc e "." novamente para inserir o último argumento do comando anterior no comando atual. O resultado é o seguinte:
mv schema-2023-04-03.sql mariadb-schema-2023-04-03.sql
Neste exemplo economizamos um total de 38 teclas de digitação (21 + 21 - 4). Isso pode não parecer muito, mas se você fizer isso várias vezes por dia, pode economizar muito tempo.
Até a próxima!