Hoje em dia, graças à revolução do
Linux, temos uma variedade de sistemas operacionais que procuram da melhor maneira possível atender as principais necessidades de quem tem um computador, por exemplo. Funcionalidade, estabilidade, disponibilidade de pacotes, etc.
O que ocorre é que os que são leigos em informática, ou seja a grande maioria, tem tido muitas dificuldades, pois nem todos tem internet e conhecimento para efetuar uma instalação de pacotes extras via konsole e isto é que tem tornado difícil à aceitação do Linux pela grande maioria das pessoas.
Uma das soluções para isto em minha opinião seria a padronização dos pacotes de instalação, já ajudaria bastante, pois por experiência própria às vezes vou instalar algum pacote e acabo me confundindo, pois temos pacotes .run, .rpm, .deb, .tar.gz, .tgz, etc e com tanta variedade de opções se torna raro não necessitar de uma olhadinha no caderninho de dicas escritas no VOL ou uma boa olhada na revista preferida.
O problema que ocorre é o seguinte, como o sistema é livre, muitos desenvolvedores de todas as partes do mundo contribuem e acaba que cada comunidade desenvolveu seu próprio tipo de pacote, então estamos fardados a por enquanto conviver com esta diferença de pacotes.
Outra possibilidade seria um tipo de gerenciador de pacotes que reconhecesse os pacotes de programas disponíveis que ainda não estão instalados e que fosse compatível com qualquer sistema de arquivos, ou seja, instalasse qualquer tipo de pacote, inclusive fazer as conversões de pacotes, porém surge aí outro problema, isto se torna inviável a grande diferença de pacotes que existe.
Então qual a melhor solução? Na hora de fazer sua escolha deve observar o seguinte.
- É uma distribuição conhecida?
- Tem uma boa disponibilidade de pacotes? Drivers que funcionem corretamente nela?
- Tem suporte técnico?
- Tem estabilidade e um bom conceito por parte dos usuários?
OBS: Muitas distros são criticadas por serem de difícil configuração, porém este fato não deve jamais ser levado em conta, pois o fato de ser um pouco mais difícil de configurar às vezes sugere uma distro com maior estabilidade na hora de funcionar para valer. O maior exemplo disto é o Slackware, temida por muitos, é sem duvida uma das mais estáveis, senão a mais estável de todas, pois com certeza o que é desenvolvido pra ela funciona realmente e bem, ao passo que muitas distros que oferecem facilidade acabam dando dor de cabeça, pois na hora H não correspondem às expectativas. Falo construtivamente e não criticando, existem distros colcha de retalhos que decepcionam no final.
Portanto a melhor resposta é simples, teste todas que puder, pois diferente dos sistemas proprietários, o Linux oferece esta opção e você poderá escolher a que melhor se adapta à sua necessidade, então boa escolha.