Tem um monte de gente esperando a próxima versão do Red Hat (severn), porém não se assustem se ao fazer o download aparecer algo como Fedora Project. Pra tranqüilizar o pessoal do chapéu vermelho, Fedora = Red Hat, ou quase igual.
O que é o Fedora Project?
Durante os últimos anos a Red Hat tem sido uma das principais distribuições
Linux no mercado, entretanto resolveram se dedicar mais especificamente ao mercado corporativo. Esta decisão foi tomada após o lançamento do Red 9, foi desmentida muitas vezes, mas a realidade é esta. A Red Hat está agora com seus interesses voltados apenas ao mercado corporativo.
Seria uma grande crueldade da Red Hat abandonar a comunidade que tem lhe dado tanto valor, então como forma de colocar panos quentes na situação resolveram montar o Fedora Project, que corresponde à continuação do Red Hat 9. Toda a equipe de desenvolvedores da Red Hat continua trabalhando no Fedora Project, porém existe uma coisa importantíssima. A Red Hat abriu os códigos do Anaconda Installer e de suas ferramentas de configuração. Esse é o presente da Red Hat à comunidade.
Uma aposta e tanto
Esta atitude da Red Hat revela duas grandes apostas da empresa. A primeira no mercado corporativo, ou seja, eles prevêem uma grande ascensão do Linux no mercado corporativo e uma segunda aposta é na comunidade, ou seja, acreditam que a comunidade será capaz de manter o Fedora Project e também contribuir com inovação para que o desenvolvimento do Fedora possa ser aproveitado nas versões Server e Workstation.
E nós usuários, devemos nos preocupar com isso?
Em um primeiro instante eu fiquei grilado com esta idéia, mas depois de pensar um pouco e acompanhar a evolução dos beta-testers do Fedora já estou mais tranqüilo e confiante no Fedora Project.
Quais são os objetivos do Fedora Project?
A lista completa está em:
http://fedora.redhat.com/about/...
Vou destacar um em especial. O número 2:
Build the operating system exclusively from open source software, este é fundamental, pois isso garante que nunca o Fedora Project utilizará software proprietários que possam colocar em risco seu uso.
Outro que vale ser destacado está na lista de
Non-Objectives é o primeiro item,
Slow rate of change. Recentemente a Suse divulgou que pretende lançar novas versões com uma periodicidade de aproximadamente um ano, por um lado isso garante que as versões serão melhor testadas, mas por outro isso interrompe a seqüencia rápida e continua de inovação do Open Source.
Sobre o Fedora Core 1.0 (Red Hat severn)
O pessoal do Fedora Project está preparando uma série de modificações que devem ser os recursos que vão compor a lista de diferenciais do Fedora Core 1.0. Vamos listar alguns:
- GNOME 2.4
- Kernel 2.6
- Bluecurve (Nova versão)
- Novas ferramentas de configuração
Onde eu posso encontrar mais informações:
Site oficial:
http://fedora.redhat.com
Lista de pacotes:
http://fedora.redhat.com/projects/...
[]s
Celso Goya
Moinho.net