Antes de instalar o
Linux no Nintendo DS: Por que fazer isso? E qual o lado ruim? Nostalgia, você não danifica o aparelho, pode rodar calculadoras avançadas e levar programas úteis para qualquer lugar. O lado ruim é que você gasta um preço adicional que poderia gastar comprando mais memória RAM para o PC e o Nintendo DS tem um hardware modesto e não vai poder rodar programas mais pesados como o Gnome, KDE, kwrite ou gedit, só vai rodar linha de comando.
Sim, é possível rodar o Linux também no modesto Nintendo DS e em outros vídeo games, celulares, mpxs, computadores e outros. Ponto positivo para o Linux e negativo para o Windows. São necessários apenas seis passos:
Primeiro você precisa de flashcard (ou flashkart) para colocar o Linux no Nintendo DS, vocês podem comprar esse acessório no
MercadoLivre. Procure, no MercadoLivre, por DSTT (recomendo), supercard ds one ou r4ds (ou r4tf) e compre também um cartão de memória (pergunte ao vendedor do flashcard sobre o modelo necessário ao produto). Também aconselho comprar o Ez-flash 3-in-1 expansion pack (este outro acessório aumenta a memória do Nintendo DS de 4MB para 20MB, além de adicionar duas funções). Estes acessórios possibilitam que você rode programas homebrew (feitos em casa; podem, por exemplo, transformar seu aparelho em um MP4) e rode roms de Nintendo DS (são cópias digitais dos jogos, porém eu só recomendo que você use esta função para avaliar os jogos).
Segundo, baixe o arquivo dslinux-dldi.tgz no site
http://kineox.free.fr/DS/
Terceiro, descompacte o arquivo no cartão de memória de forma que a pasta Linux fique na pasta raiz, o cartão deve está formatado em fat.
Quarto, baixe um programa (pode ser encontrado
aqui) que aplique arquivos dldi e baixe também o arquivo dldi (pode ser encontrado aqui: http://chishm.drunkencoders.com/DLDI/) correspondente ao seu flashcard.
Quinto, aplique o arquivo dldi usando o programa, que tem interface gráfica e amigável dispensando explicações, baixado no arquivo dslinux.nds.
Sexto, coloque o flashcard no Nintendo DS, ligue o Nintendo DS, rode o arquivo dslinux.nds e pronto.
Sinta-se livre para usar esta dica como base para um artigo maior, mais estruturado e com mais informações.