Um pouco sobre Peppermint

Publicado por Xerxes em 28/04/2015

[ Hits: 8.905 ]

 


Um pouco sobre Peppermint



Essa dica é apenas para eu falar um pouco sobre minha experiência usando a distribuição Peppermint 5, que não é tão famosa. Peppermint 5 tem como base Ubuntu Trusty.

Após usar Elementary OS Freya, por um tempo, senti falta de um sistema mais veloz e leve, mesmo que não fosse tão bonito. Tentei Xubuntu 14.04, mas não me agradou por muito tempo. Por algum motivo o Google Chrome estava lerdo como uma tartaruga manca, fora algumas mensagens aleatórias de bug report. Além disso eu senti vontade de algo ainda mais enxuto. Pensei: Lubuntu! Mas ao invés disso lembrei de uma distribuição menos conhecida que tem como base o Ubuntu e é muito leve: Peppermint.
Instalei e não me arrependi. Peppermint usa ambiente diferente: LXDE misturado com Xfce. Assim, o usuário tem a leveza do LXDE, mas também as vantagens de gerenciamento de janelas Xfce, como o "tilling". Coisa que não existe no LXDE padrão (com Openbox). A base do sistema é a versão LTS do Ubuntu, o que assegura maior estabilidade. Eu prefiro. Outro ponto interessante do Peppermint é que ele possui, por padrão, aplicativos no menu para serviços em nuvem. É possível, por exemplo, acessar o Google Docs ou Google Drive, Dropbox, e outros pelo menu de aplicativos.

Trata-se de uma distribuição com foco em Netbooks, mas ao contrário de outras como JoliOS, Peppermint fica no meio. Não é 100% nuvem. Apenas oferece aplicativos web, mas também funciona normalmente offline.

Peppermint tem um software chamado ICE que serve para o usuário criar mais aplicações web (com base em Chromium ou Google Chrome). Não tem Central de Programas do Ubuntu (e eu nunca senti falta disso), mas usa o gerenciador de pacotes do Linux Mint e também é possível usar (claro) o Synaptic.

Meu notebook é Intel Core i3-370M, 4GB, vídeo compartilhado de 256MB. Não é bom para jogos, não tem um bom desempenho com ambientes pesados (principalmente se eu coloco um monitor 19" nele). Mas usando Peppermint 5, abre o LibreOffice Writer em menos de um segundo.

Eis o meu desktop atualmente:
Então, para quem gosta das facilidade do Ubuntu e quer uma distribuição leve e veloz, mesmo que não seja um primor em aparência, sugiro Peppermint.

Abraço.

Outras dicas deste autor

Confira: Ubuntu foi redesenhado!

Flatpak no Funtoo com exemplo

Java 8 Oracle no Ubuntu e Linux Mint

Opera 24 Developer no Slackware 14.1

Alterando o cursor do mouse no LXDE

Leitura recomendada

Programas equivalentes entre GNU/Linux, Windows e OS X!

Linux no Dell Optiplex 320

Entenda o comando chmod

Instalando aMSN 0.097-RC1 no Fedora Core 7

Openfire autenticando com AD via browser

  

Comentários
[1] Comentário enviado por sk47 em 01/05/2015 - 11:39h

Seu comentário serviu como uma luva pra mim
Estou praticamente no mesmo ponto que voce passou, utilizo xubuntu, e estou um pouco cansado dele e procurando alguma coisa mais rápida porém com visual intermediário pelo menos, estou testando a algum tempo o elementary os, achei incrível a interface, mas senti um pouco falta de desempenho, e agora estou testando várias outras distribuições, na minha lista tinha colocado o lxle e não o peppermint, agora com esse post com certeza vou testa-la por um tempo.
Obrigado

[2] Comentário enviado por GustavoMoroni em 07/09/2015 - 11:19h

Olá pessoal.

instalei o peppermint e ao tentar usar o chromium ele simplesmente não abre.tentei instalar o google chrome e ele nem aparece o ícine do navegador.
alguém pode me dar uma dica?

grato.

[3] Comentário enviado por GustavoMoroni em 07/09/2015 - 11:24h

Só complementando meu post esse meu pc é um athlon xp3000+ socket A com 1.25gb de ram ddr400...um pc bem lentinho.instalei o firefox pra usar a internet mais o mesmo é praticamente sem condições de uso pra meu caso pois é extremamente lento.

[4] Comentário enviado por GustavoMoroni em 07/09/2015 - 12:22h

Já estou baixando aqui o lubuntu x86 pra instalar...já tenho ele em um core2duo e roda redondo.vou fazer a troca.

grato.



Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts