Muito provavelmente já se interessou em utilizar máquinas virtuais, que nada mais são do que emulações, que possibilitam rodar um sistema operacional dentro de outro. Nós linuxers curtimos bastante o
VirtualBox, porém quase todos nós já tivemos problemas com pendrives e outros dispositivos USB. Então mostrei o meu modo de fazer funcionar a "bagaça".
O VirtualBox é um programa excelente para máquinas virtuais, que muitas vezes ganha de lavada do primo VMWare por ser mais leve, entre outras características. Um "problema" é a montagem de dispositivos USB, que se você executa como seu usuário, não é permitida. Vamos resolver este problema?!
Eu achei alguns textos no Viva o Linux e pela internet, porém não obtive sucesso. Na maioria das vezes foi porque os arquivos que deviam ser editados nem existem no Ubuntu, a distribuição que uso e que praticamente me apresentou ao mundo do
GNU/Linux neste ano.
O problema é na verdade muito simples de resolver. Antes de começarmos com nossa "incrível odisséia", tente executar o VirtualBox como usuário "root", executando no terminal:
sudo VirtualBox
Digite a senha do seu usuário e o VirtualBox estará aberto. Se criarmos uma máquina virtual nova, nela poderemos sim montar dispositivos USB. O problema é que fica chato, principalmente se já estávamos mexendo com as máquinas virtuais em nosso usuário. Se tivermos muitas máquinas virtuais que ocupam vários gigabytes, a gente perde tempo movendo tudo para lá...
Sabendo que as máquinas virtuais ficam armazenadas no diretório
~/.VirtualBox, podemos fazer uma coisa bem lógica: entrar no diretório pessoal do usuário root, que quase sempre se localiza em
/root e criar um link simbólico para o .VirtualBox de nosso usuário.
Para isso vamos seguir alguns passos. Primeiramente é preciso entrar como root, porque se não tivermos permissões, nem conseguimos abrir o diretório no terminal. Então, como já devem presumir:
sudo su
Tem gente que gosta de executar apenas su, mas é costume e às vezes, para mim, funciona melhor, não dando erros de autenticação ou coisas do tipo.
Agora, como root:
# cd ~
# rm -rf .VirtualBox
# ln -s /home/seu_nome_de_usuário/.VirtualBox .VirtualBox
Pronto, o link está criado. Não estaria faltando alguma coisa?!
Obviamente, é editar o painel, para que você sempre execute o VirtualBox como root. Então abra as propriedades do botão do VirtualBox e adicione "gksu " na frente do comando, como aqui:
gksu VirtualBox
E agora ele sempre vai pedir senha para executar como root.