Basicamente é um serviço simples de armazenamento. Por exemplo, eu fico mandando emails para mim mesmo com alguns arquivos importantes quando não estou com tempo para gravá-los no pendrive ou algo assim. Depois é uma luta para encontrá-los mesmo adicionando tags de procura no email. Uma solução que adotei foi o GMailFS, mas o gmail é um email, não é um serviço apropriado para isso, apesar do GMailFS funcionar perfeitamente.
Foi quando um amigo me apresentou o Dropbox. Ele se integra ao Nautilus criando uma pasta em seu computador que é armazenada online, permitindo também edição online dos arquivos e mantendo sincronismo com as outras máquinas. Existe ainda uma pasta pública onde qualquer um pode acessar via web os arquivos contidos nela.
[2] Comentário enviado por dcampos em 21/12/2008 - 01:16h
É possível usar o Dropbox no KDE ou Xfce, mesmo sem ter o Nautilus. Basta executar o daemon ~/.dropbox-dist/dropboxd (assumindo que você tenha instalado no seu home). A limitação é que não vai ter acesso ao menu com as ferramentas do Nautilus, mas no resto tudo funciona.