Passa a valer, desde 01 de janeiro de 2009, o Acordo Ortográfico firmado entre Brasil, Portugal e os demais países da CPLP (Comunidade dos Países de Língua Portuguesa). E para adequar-se a esse acordo, o BrOffice conta com o projeto VERO, que lançou, desde julho de 2008, sua primeira versão do Verificador Ortográfico contemplando os ajustes do Acordo Ortográfico.
Após teste, pude comprovar a eficácia desse excelente projeto! Palavras como: consequência (antes conseqüência), jiboia (antes jibóia), entre outras, não passaram despercebidas pelo VERO.
Veja que essa página contém vários arquivos, então baixe a extensão adequada à sua versão do BrOffice. Para instalar a extensão no BrOffice 3.0 vá em Ferramentas > Gerenciador de Extensões > Adicionar.
Pronto! Agora seu BrOffice já está adequado ao novo Acordo Ortográfico.
P.S.: O projeto conta ainda com um verificador ortográfico para o Firefox. A extensão também pode ser baixada através do link acima.
[3] Comentário enviado por librarian em 05/01/2009 - 22:19h
@Teixeira:
Facilitar a intercomunicabilidade entre falantes de dialetos (e socioletos também) de um mesmo idioma não é uma grande inutilidade.
@Cleiton de Sa Silva:
Enquanto isso, usuários do Microsoft Office vão ter que esperar a boa-vontade de Redmond para adequar sua suíte... Mais ou menos até 1012, que é o limite para isso.
[4] Comentário enviado por cleitonss em 06/01/2009 - 10:04h
Como exposto acima, os usuários do Office dependem da "boa vontade" da M$ (até 2012). Veja que a galera da comunidade Software Livre saiu bem à frente, lançando desde julho de 2008 seu projeto para adequar-se ao novo Acordo Ortográfico. Diante disso, cada um tire sua conclusão acerca da melhor escolha: Software Livre ou Proprietário?
Eu já fiz minha escolha!