Poderíamos descrever o
Syllable como "um
Linux diferente do Linux".
Embora tal descrição pareça estranha, é exatamente isso que essa distribuição é: tão igual e tão diferente!
A primeira diferença é que existem versões "desktop" separadamente das versões "servidor". Ou seja, enquanto as desktop usam de uma GUI (interface gráfica para comunicação com o usuário), as server são apenas em modo console (texto).
Isso se explica de forma óbvia para nós, porquanto o uso em desktop geralmente é coisa de usuários domésticos, e em servidores é coisa de administradores de redes e sistemas que não tem a mínima necessidade de uma interface gráfica.
A segunda diferença está na maneira de inicializar o Syllable, através de um Grub modificado (não aceita o Grub original, nem o Lilo).
A terceira está em seu browser modificado a partir de outro.
Aqui está o browser baseado no Webkit
A quarta, em sua forma de distribuição.
Pode-se baixar livremente o "LIVE CD" via torrent (recomendado) ou por download normal. São quase 700MB e é apenas a imagem ISO do próprio Syllable, sem outros aplicativos.
Da mesma forma o "BASIC CD" que, conforme o nome diz, contém apenas o básico do básico para uma instalação. Ou seja, permite que queimemos nosso CD através do qual Syllable será instalado em nosso PC. São 62MB.
A versão completa, chamada "PREMIUM", deve ser adquirida diretamente dos desenvolvedores ($$$). Contém todos os aplicativos que compõem a distro, MAS não dá para baixar simplesmente.
Quem adquire o CD original, pode desfrutar desse CAD 2D
Um joguinho que não está disponível senão na versão Premium:
Ceferino. Isso em Português seria "Zeferino" mesmo... Notem os dizeres na tela: "e raptou sua única vaca"...
A quinta; o hardware abrangido pela distro: Pentium 166, mínimo de 64MB RAM e uma partição de 1GB no HD (O HD deve ter capacidade para LBA -logical block accessing). Placa de vídeo VESA com bios 2.0. Dá suporte a USB (Pendrives, impressoras, etc.). Roda em 32 bits ou mesmo 64 bits (porém no modo 32 bits).
Isso significa que o hardware não é assim MUITO antigo, mas os requisitos mínimos para funcionamento são razoavelmente modestos, afinal não é qualquer distro que roda com 64 ou mesmo 128MB RAM.
Tela de configuração de impressoras do Syllable
Sexta: a maneira de atualizar a distro, onde temos obrigatoriamente que atualizar também os pacotes (manualmente) a cada atualização.
Apesar de contemplar computadores antigos e de lidar com tecnologias modernas, percebe-se claramente que Syllable não é para "newbies" (novatos), ou pelo menos para pessoas que não queiram ter um monte de trabalho apenas para realizar coisas simples.
Pode-se perfeitamente trabalhar com máquinas virtuais e emuladores.
A versão atual é a 0.6.5 e foi lançada em janeiro deste ano.
Detalhe: a equipe declara que a distro está sempre em desenvolvimento, portanto concluímos que não existe uma versão pronta, definitiva, e que tudo é muito experimental. Por exemplo: as conexões de internet (segundo eles mesmos) ainda estão dando pau. Muito honesto isso, certas empresas deveriam seguir tal exemplo.
Aqueles que se aventurarem a testar a distro, poderão começar procurando subsídios no
site oficial do Syllable.
E os que desejarem auxiliar a equipe de desenvolvimento e tradução, certamente serão bem-vindos ali.
Até a próxima, pessoal!