Wicd - excelente aplicativo para configuração de WiFi
Conheci, experimentei e venho usando o Wicd há quase um ano, quando foi sugerida pelo desenvolvedor do
Kurumin NG a substituição dos aplicativos originalmente instalados por padrão para configuração de redes nas distros derivadas do Ubuntu (K-X), como foi o caso do Kurumin NG.
Nestas distros, vem normalmente instalado por padrão (default) o Knetworkmanager e / ou Networkmanager, que são na minha opinião aplicativos mais complicados e que muitas vezes não permitem completar a configuração. Os passos de configuração não são óbvios ou seguindo uma tem sequência lógica, o que é mais importante principalmente para usuários sem muita experiência ou com pressa devido a necessidades de trabalho.
Para quem precisa usar algum recurso de configuração para conexão a redes WiFi com relativa frequência, como quem viaja e precisa andar carregando NoBo e trocando de ponto de acesso, o Wicd, pelo menos na minha experiencia tem demonstrado ser o aplicativo mais prático e fácil de usar.
Ele permite não só configurar ou alterar configurações de acesso a redes WiFi, como também a redes cabeadas, tudo num único aplicativo.
Ainda tenho o Kurumin NG instalado e sendo frequentemente atualizado, como sistema de reserva, pois em sua partição /home ainda tenho os dados importantes de trabalho, porém estou em processo de migração para outras distros que terão continuidade.
Para isto instalei o BigLinux 4.2 e o sidux 2009-01-Ouranos.
Encontrei as mesmas dificuldades de configuração do WiFi no BigLinux4.2, que como o Kurumin NG, também é descendente do Ubuntu Hardy. Por esta razão estive pesquisando para confirmar se haveriam inconvenientes na substituição dos aplicativos de configuração de rede instalados por padrão. Depois de receber a confirmação no fórum do BigLinux de que não haveriam problemas, segui as orientações do excelente artigo publicado aqui no VivaoLinux:
Wicd: Conexão em redes wireless
e fiz a instalação.
Grata surpresa, pois todos aqueles passos complicados e cheios de meandros a seguir, tudo ficou extremamente direto, simples e amigável.
Ao clicar sobre o ícone do Wicd que fica na bandeja, no canto inferior direito, como sempre, aparecem tanto a conexão cabeada quando disponível como também todas as alternativas de redes WiFi que estão na área de alcance do NoBo.
Basta escolher a conexão desejada e clicar em conectar. Se houver necessidade de alterações de configuração, basta usar a opção conexões avançadas, que aparece ao clicar sobre a seta ao lado da conexão desejada e fazer as alterações necessárias.
Muito prático, fácil e rápido.
Já não será necessário fazer varreduras (scan) para verificar redes disponíveis com aplicativos do tipo Wifi-Radar ou quaisquer outros, pois o Wicd se encarrega de tudo.
Enfim, concluindo, principalmente para quem usa distros derivadas do Ubuntu Linux, o Wicd é definitivamente uma ferramenta excelente.
No artigo acima referido, existem dicas também sobre a instalação deste aplicativo em outras distros.
No
Sidux não houve esta necessidade, pois o excelente aplicativo
Ceni se encarrega de tudo, assim como o Wicd.