Conversando em rede com Pidgin e o protocolo Bonjour
Esta dica vem para mostrar um protocolo de comunicação simples, porém muito útil, o Bonjour. Com ele, associado ao Pidgin, podemos em poucos minutos ativar uma conta de bate-papo na rede interna, útil desde redes domésticas a grandes redes locais.
O protocolo Bonjour permite reconhecer automaticamente computadores em redes IP, para que seja possível a comunicação por Mensagem Instantânea. Para isso precisamos que os computadores estejam no mínimo na mesma subrede.
Aqui em casa eu já tinha uma rede simples, com 2 computadores conectados por um HUB. Quando criei uma conta do Bonjour no Pidgin, não precisei fazer mais nada, só criar a conta nos micros e pronto, já podemos conversar com mensagens instantâneas em rede.
Usei o Ubuntu 9.10GNU/Linux com Pidgin 2.6.2 e o protocolo Bonjour instalado.
Criando a conta:
Abra o seu Pidgin, vá na opção "contas":
Adicione uma nova conta:
Escolha o protocolo Bonjour:
Reparem que ele já capturou o nome do meu host. Agora basta configurar um nome pro usuário e a imagem da conta:
Pronto, você pode ver a conta do protocolo Bonjour ativa na imagem abaixo, e estou usando também o protocolo do MSN.
Agora é só fazer o que aprendemos bem cedo, conversar! :-)
Você pode usar vários protocolos e contas ativas no Pidgin, é muito útil para deixar sua conta de MSN ativa para conversar pela internet e o Bonjour para conversar na rede interna sem internet.
[4] Comentário enviado por rribeirorj em 28/06/2010 - 14:16h
Caro amigo,
Tenho um senário um tanto complicado mas vou tentar resumir.
Trabalho em uma universidade que tem alguns Thin Client que usam o host/ip da maquina que é o servidor deles, ou seja, se utilizar qualquer um desses chat de intranet baseado em TCP/IP me ferro. Seria diferente com o bonjour? Pergunto pois nao sei como trabalha o protocolo.