Olá, hoje vou falar do
LFS (Linux From Scratch), projeto que temcomo objetivo ensinar o usuário a criar sua própria distribuição Linuxa partir do zero.
Criar sua própria distribuição é interessante por uma série de fatores,sendo o principal deles o fato de você realmente passar a entender comoum sistema operacional funciona, em todos os detalhes.
Quando você instala uma distribuição pronta (Conectiva, Debian, Red Hat, Mandrake,etc), são automaticamente instalados dezenas de programas que provavelmente nuncaserão usados, você perde o controle do seu sistema e corre maior risco dedeixar brechas de segurança no mesmo. Essa é outra vantagem de se criar umadistribuição do zero, todos os programas são compilados pelas suas próprias mãose seu sistema operacional se torna mais compacto, contendo apenas o necessáriopara seu funcionamento.
E aí, disposto a encarar o desafio ? O site do projeto
LFS traz um livroon-line que nos ensina como construir o sistema operacional:
www.linuxfromscratch.orgUm exemplo de sistema operacional compacto (Linux em um disquete) pode ser encontradoem:
www.toms.net/rb/Que tal ? Você pode criar/copiar uma distribuição Linux para um disquete, compilar driverspara as principais placas de rede (ex.: ne2k-pci) e usar Linux conectado à rede em qualquermáquina da sua empresa, sendo necessário apenas que a máquina tenha um drive de disco 1.44. Se você ainda compilar um kernel com suporte à sistemas de arquivos VFAT, MSDOS e NTFS,pode-se hackear os arquivos de qualquer máquina Windows protegida por senha montando suaspartições a partir do seu LFS em memória :)
Divirta-se com isso no próximo final de semana e depois me conte das novas peripécias !!!
Atenciosamente,
Fábio Berbert de Paula
fabio@vivaolinux.com.br