Tentando melhorar o sistema de memória da sua máquina com Linux

Publicado por Perfil removido em 14/08/2024

[ Hits: 772 ]

 


Tentando melhorar o sistema de memória da sua máquina com Linux



Nessa dica vamos ver como tentar melhorar o sistema de memória da sua distribuição Linux através da configuração de dois parâmetros, o vm.dirty_ratio e vm.dirty_background_ratio. Esses parâmetros controlam como são feitas as gravações das chamadas "dirty pages", que são páginas de programas (ou arquivos) que foram carregadas do disco e que foram modificadas mas ainda não foram regravadas no disco e que estão alocadas no cache da memória RAM já que é mais responsivo ao sistema alocar esses dados na memória RAM e trabalhar em cima deles do que ter que ficar pegando/escrevendo os dados do disco o tempo todo uma vez que a RAM é muito mais rápida que o disco.

vm.dirty_ratio

O valor normalmente usado fica em torno dos 20% da RAM do sistema de "acúmulo" de páginas antes do kernel começar a gravar os dados em disco de modo síncrono, onde a tarefa ou processo que iniciou a gravação precisa "aguardar" o fim da gravação em disco para continuar a sua execução. Dependendo de quanto o usuário tenha de RAM na sua máquina esse 20% pode ser um valor exagerado. Veja o valor em uso na sua máquina digitando no Terminal:

sysctl vm.dirty_ratio

vm.dirty_background_ratio

O valor normalmente usado fica em torno dos 10% da RAM do sistema de "acúmulo" de páginas antes do kernel começar a gravar os dados em disco de modo assíncrono, onde a tarefa ou processo que iniciou a gravação não precisa "aguardar" o fim da gravação em disco para continuar a sua execução. Dependendo de quanto o usuário tenha de RAM na sua máquina esse 10% pode ser um valor exagerado. Veja o valor em uso na sua máquina digitando no Terminal:

sysctl vm.dirty_background_ratio

Os valores e como mudar os mesmos

Esses valores (20% e 10%) costumam ser adequados para a maioria dos usuários mas a gente sempre tenta tirar mais desempenho de nossas máquinas. Para mudar os valores edite o arquivo /etc/sysctl.conf ou /etc/sysctl.d/sysctl.conf; se não existir, crie então:

sudo nano /etc/sysctl.d/99-sysctl.conf

Coloque então os valores "otimizados". Os valores seriam para uma máquina com 8GB de RAM:

vm.dirty_ratio = 10
vm.dirty_background_ratio = 5

Salve o arquivo e reinicie a máquina. Os valores não podem ser muito baixos para evitar a constante escrita em disco e nem muito altos para evitar a perda de dados pela não gravação dos dados em disco de forma adequada. Pode-se notar uma melhora no sistema quando a atividade do disco fica mais moderada e uniforme, sem muitos acessos contínuos onde o led de atividade de disco fica aceso o tempo todo. Há também uma melhora na abertura de programas (nada assim "minha nossa, que rápido!") e essa configuração fica mais nítida quando se usa discos rígidos.

Se você usa SSD não é muuuuito necessário já que o SSD é muito mais rápido que um HDD mas fica por sua conta, quem sabe... Tendo como base uma máquina com 8GB de RAM os valores aqui mostrados devem ser aumentados ou diminuídos de acordo com a situação, sempre mantendo o limite padrão de 20/10.



Outras dicas deste autor

Instalando Google Chrome e Skype no Fedora 37

Verificando os dispositivos USB plugados no micro

Instalando Bashtop no Ubuntu 20.04 e Linux Mint 20

Instalando o LimeWire no Conectiva 10

Instalando Drivers NVIDIA no Ubuntu 20.04

Leitura recomendada

Criando a imagem dos CDs de instalação no HD

Instalação e preparo do Ubuntu 64 bits na placa mãe ASROCK N68-GS4 FX

Erro - apt-get no Ubuntu: ** (appstreamcli): CRITICAL **: Error while moving old database out of the way. AppStream cache update failed [Resolvido]

Instale o elementary Tweaks

Intel Graphics Installer no Linux Mint

  

Comentários

Nenhum comentário foi encontrado.



Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts