Detectando automaticamente a impressora em rede linux
Se você configurou sua impressora num servidor Linux, via CUPS, fique sabendo que a configuração nos clientes Linux é facílima.
Na realizade, a única coisa que se precisa fazer é reiniciar o serviço CUPS dos clientes para que a detecção via rede seja automática.
Esta particularidade baseia-se no fato de o servidor CUPS detectar as configurações já no boot e, tendo os driveres necessários, configurar a maquineta com as informações obtidas via broadcast sem que se precise fazer absolutamente nada.
Veja o screenshot abaixo, que fiz especialmente para mostrar a diferença na forma de instalação "automática" da que usei com um utilitário gráfico no KControl:
A impressora "canon" foi instalada por mim. A impressora "canon@impressao" é a mesma Canon i250 detectada automaticamente pelo CUPS e que está no PC impressao.mshome.
No Mandrake/Mandriva, você pode reiniciar o serviço com o comando:
# service cups restart
Nas demais distros, vá até /etc/rc.d/init.d e faça:
# ./o_nome_de_seu_servidor_cups restart
Portanto, não precisei me preocupar com o SAMBA para compartilhá-la para clientes Linux...
Boa sorte para você também com mais esta diquinha moleza! ;-))
[1] Comentário enviado por xsara em 30/12/2008 - 12:30h
Legal, eu tenho um computador com opensuse 11.1 e um laptop com opensuse 11.1 a impressora HP PSC 1600 series está ligada no computador. Tenho um roteador linksys que me diz que o ip do computador é 192.168.1.100 e o do laptop é 192.168.1.101.
Muito bem, qual é o o_nome_de_seu_servidor_cups?
É 192.168.1.100?
É o endereço da impressora que eu vejo em http://localhost:631 no computador?
Eu tentei e não consegui fazer com que a minha impressora fique em rede.
Por favor alguém pode me ajudar?