Essa é para quem quer iniciar no Linux, mas não sabe por onde. Não sou um expert em Linux, mas encontrei muita facilidade em instalar, sozinho, minha primeira distro, o Ubuntu, que um amigo meu recomendou.
O próprio nome já diz: UBUNTU LINUX FOR HUMAN BEINGS.
Primeiro você pode baixar ou até pedir o CDs aqui:
É um só, ao contrário de muitos outros que são vários CDs. Aí você reinicia o seu computador e carrega pelo cd, segue os passos de instalação (ele até lhe mostra facilmente como particionar o disco) e pronto. Está com seu primeiro Linux funcionando. Se você quiser instalar novos programas, codecs, configurar, personalizar seu Ubuntu, existem vários guias pela net, como aqui:
Ubuntu é baseado no Debian, portanto, comandos que funcionam em em Kurumin e Debian, funcionarão com o Ubuntu.
O "shell" no Linux, é o como MS-DOS do Windows.
OBS: Para executar os comandos abaixo, lembre-se de estar logado como root, usando o comando "sudo su".
Para instalar novos programas, utilize: "apt-get install [pacote]" ou "aptitude install [pacote]".
Procure sempre usar apt-get ou aptitude para instalar pacotes, pois eles automaticamente verificam as dependências existentes - Dependências são coisas chatas. :(
Para desinstalar, use "apt-get remove [pacote]" ou "aptitude remove [pacote]".
Essa é muito útil: para procurar pacotes, use: "aptitude search [palavra-chave]"
Importante: mantenha seus repositórios atualizados para ter sempre a versão mais nova de seus programas: primeiro, "apt-get update", e depois, "apt-get upgrade" ou também "apt-get dist-upgrade".
Se você baixou um pacote com extensão .rpm, não se preocupe, instale o programa alien, que converte e instala automaticamente pacotes de outras distros: "apt-get install alien".
Para acessar os manuais on-line dos comandos e programas instalados em seu computador, através do shell, digite "man [nomedocomando/ programa]" - você aprende muito nesses manuais.
CTRL+C e CTRL+V funcionam como copiar/colar no Firefox, no OpenOffice ou no Konqueror, mas no shell CTRL+C pode cancelar um comando que estiver em execução, como o "apt-get update", portanto, para copiar no modo shell use CTRL+C com atenção, e para colar use SHIFT+CTRL+INSERT.
Assim como no MS-DOS do Windows existe o "edit", no shell do Linux existe o "vi" ou o "mcedit". Eu prefiro o "mcedit". Experimente os dois, você vai saber porque eu prefiro o mcedit - Dica: para sair no vi digite: ":qa!" e aperte enter. ;)
É isso. São dicas para quem quer iniciar no Linux. Para pessoas que, como eu, tiveram dificuldades em instalar seus primeiros programas no Linux, mas que depois que aprendem como funciona a coisa, acham muito fácil. É só outra forma. Afinal de contas, quem disse que o botão de salvar tem que ser do lado direito!!!! ;)
[1] Comentário enviado por scoob em 14/08/2007 - 07:27h
Me assustei quando vi tantos comandos...achei que o Ubuntu fosse fácil...instalar e usar...propaganda enganosa...ainda prefiro o Kurumin...
:>)
Brincadeiras à parte, colega, ficou legal...abraços
[3] Comentário enviado por cristianp em 10/09/2008 - 08:55h
o ubuntu foi minha terceira disctro, antes passei por kurumin e mandriva, e não larguei mais.
pra quem tem os repositorios bem atualizados o synaptic é o paraiso, mas o comando apt-get install é bem pratico!