Resposta de
sombriks em 09/06/2007 - 23:58h:
* sombriks usa Slackware
* sombriks tem conceito: 8.7




Muito bem, primeiramente o sistema de restauração do XP comia de 200 a 1GB de espaço, e não conheço/nunca precisei me recuperar de nenhuma desgraça desse tipo no XP, quanto mais num linux.
O Synaptic instala pacotes pra vc. Até mesmo o kernel linux que vc roda no ubuntu é um pacote, e esse sistema possui algumas peculiaridades:
1- instalado o pacote, em 99% dos casos (excluido o kernel e as SOlibs) o programa já está pronto pra usar.
2- a remoção é limpa desde que vc não tenha feito modificações nos arquivos contidos no pacote
3- um pacote se espalha, não fica embutido num canto só; todavia o programas são comummente enviados para /usr/bin; as bibliotecas utilizadas pelos mesmos vão para /usr/lib e arquivos de configuração ou se criam e ficam residindo dentro da sua pasta de usuário ou vão para /etc. Isso na realidade é para simplificar, e não para complicar; 99% (sempre tem a exceção, :D) das configurações da máquina vão para /etc, assim é simples editar/modificar algum parâmetro de determinado serviço ou aplicativo. Tem também a pasta /usr/share, onde é comum encontrarmos resources, ou seja, figuras, textos, ícones, atalhos e tudo o mais que vc tem no menu do gnome.
4- por fim, no caso dos repositórios oficiais a instalação de pacotes é segura e bem simples; lembrando que é impossível para o usuário comum se dirigir à pastas /usr/bin e dar shift+del em qualquer coisa lá, seu sistema está fora de riscos. Não adianta fazer um programa em C que tente fazer isso por vc uma vez que ele rodará com os seus privilégios e dessa forma também não terá direito de gravação em áreas consideradas críticas. o Unix já resolvia algumas questões de segurança com esse cuidado simples, totalmente ignorado nos equipamentos domésticos que tem XP; Então se vc ainda tiver algum receio, continue seus backups, nunca se sabe quando um raio vai cair, ou uma barata por ovos na memória ram, (kkkkkk), e estes são problemas que podem acontecer e o kernel nada pode fazer contra.
Se vc não se sente à vontade de ficar baixando pra sempre pacotes via menu, ou pelo apt-get mesmo, baixe diretamente os pacotes .deb e grave no bom e velho cd, que isso também dá pro gasto. Acredito que tenha até mesmo resolução automática de dependências.
A questão da organização do sistema é muito importante pra vc, que deseja ser programador Linux. Códigos fontes gerenciados com autotools, por exemplo, sempre vão pra /usr/local; aqui tb teremos uma bin e uma lib. às vezes um etc tb, e estes caminhos padrão é que permitem vc usar uma biblioteca assim :
-lssl
ao invés disso:
-L/usr/lib/libssl.so
Experimente usar o ubuntu como sistema padrão por uns meses, receba todos aqueles vírus e dê gargalhadas com seu link totalmente livre pra vc, ao invés de servir de bot para algum atacante. Acredito que a adaptação vai ser simples, :D
Desde já boa sorte!
Resposta de
ricksam em 10/06/2007 - 19:59h:
* ricksam usa Debian
* ricksam tem conceito: nenhum voto.
OK valeu pela explicação , acho que eu me localizo agora ...
sobre o backup eu baixei um pacote chamado "Home User Backup" e consegui fazer backup apenas da minha home , tentei fazer backup de tudo mas não consegui ... aliás o meu objetivo não é fazer backup da minha home pois esta já esta bem segura em outra partição, tem algum programa que permita eu fazer backup do sistema inteiro ? ... olha a minha situação , eu já estou ouvindo meu mp3, wma , instalei o k developer , já fiz um programinha em C ... imagine se um dia der pau !!! tô perdido ... vou ter que começar d novo ...
... no windows , a cada nova instalação eu criava um novo ponto de restauração ... e se eu não fizasse isto eu sabia que eu tava perdido.
tem como eu fazer backup do sistema ? pelo menos até eu perder o trauma que o windows deixou !!!