Publicada por mafioso em 12/06/2007 - 16:39h:
* mafioso usa Ubuntu

Estou com uma dúvida para re-instalar o Lilo... Estou na seguinte situação:

1- Instalei o Windows Vista - Criei duas partições: c: (30/80) e d: (40/80), reservando um espaço (10/80) para o Linux.
2- Instalei o Slackware 11 - Criei as partições /dev/sda3 (9.8/80) e /sda6 (0.2/80), sendo a primeira para instalar o Linux (reiserfs) e a segunda para memória virtual (swap).

Até aqui funfou blz, instalei o Vista e depois o Linux, o Lilo na hora fez seu trabalhinho perfeito e estava com dual boot... Mas agora:

3- Deletei o Vista para voltar para o Windows XP.
4- Tentei reinstalar o LILO sem sucesso...

Tentei duas formas:
- Usando o loadlin (não consegui pois não consigo nenhum boot de DOS que reconheça meus drivers C: e D: para que eu possa carregar o loadlin (HD Sata)...
- Usando o CD de Boot do Slackware 11 e dando o comando lilo..

Na segunda opção foi o mais estranho, pois ao montar a minha partição Linux, ela não estava mais em /dev/sda3, mas sim, em /dev/sda6 (descobri tentando montar uma por uma...). Entrei no CFDISK para ver o que tinha acontecido e ele me mostra a seguinte situação na tabela de partição:

/dev/sda1 -> ntfs (meu c:)
/dev/sda5 -> ntfs (meu d:)
/dev/sda6 -> free space ????????????

Não entendi nada, pois eu consigo montar /dev/sda6 como reiserfs sem nenhum problema e estão todos os meus arquivos lá. Mas porque então ele mudou de /dev/sda3 para /dev/sda6 e por que o cfdisk identifica a partição como free space? E minha swap, evaporou? Pode acontecer isso simplemente por instalar o windows xp???

Espero que alguém saiba mais ou menos o que se passa... Espero ter sido claro na pergunta... e principalmente espero que alguém possa me ajudar! Não quero ter que instalar o Linux tudo de novo!!!!

Obrigado!!

  
 
Resposta de removido em 12/06/2007 - 17:50h:
* removido usa Nenhuma
* removido tem conceito: nenhum voto.
 


Meu kerido amigo, não sou a melhor pessoa para lhe dizer tecnicamente o que aconteceu mas vamos lá:

1) todos as suas partições estão lá bonitinhas, bonitinhas. É possível que, apagando o Vista e botando o XP, este tenha apagado as informações das partições na MBR - que todo sistema operacional usa para saber onde começa uma e termina outra - e agora o cfdisk faz uma leitura da seguinte forma:

/dev/sda1 -> ntfs (meu c:)
/dev/sda5 -> ntfs (meu d:)
/dev/sda6 -> free space...

pois sda1 está numa formatação de partição primária e as demais, partição "lógica" (não me lembro mais como é feita nas partições do windows).

Se vc colocou a sda6 antes da swap, esta é sda7...

Pq o cfdisk lê sda5/sda6??? SImples, porque ele já faz esta divisão por padrão como o particionador do mandriva, fedora etc...

A culpa aqui é do "apagador automático do windows" e o linux MAIS UMA VEZ não tem culpa...

A MS quando desenvolveu seus particonadores nem se preocupou em considerar demais SO's instalados... para quê??? Imagina se a poderosa ia dar a um trabalho desses.

Agora considere suia partição "/" como /dev/sda6 mesmo e o swap em sda7.

Reinstalar o lilo após o windows pode ser resolvido com a dica abaixo:

http://www.vivaolinux.com.br/dicas/verDica.php?codigo=6740

com DOS (baixe um programa específico em www.superdownloads.com.br para criar diosquete de boot do XP):
http://www.vivaolinux.com.br/dicas/verDica.php?codigo=729

Não tenho informações técnicas profundas mas o que explico acima responde a 80% de suas dúvidas. Toda vez que formatara partição windows as informações na MBR serão destruídas pelo outro windows e o cfdisk vai fazer uma leitura no advinhódromo...



 
Resposta de alequimico em 12/06/2007 - 17:54h:
* alequimico usa Kali
* alequimico tem conceito: 9.3
 


Cara, realmente parece uma loucura isso o q aconteceu com vc, mas quando tive uma vez problemas com minha partição que tinha sido apagada, consegui recupera-la usando uma ferramenta chamada "testdisk". Fácil de ser usada e muito intuitiva, vc poderia dar o boot usando um live CD, montar uma pequena partição pra instalar essa ferramenta e roda-la no HD para que ele possa além de analisa-lo, recuperar (se for o caso) as partições de onde deveriam estar tanto o linux quanto o swap. Eu consegu perfeitamente fazendo assim, então te passo essa minha experiencia e espero que tmb funcione.

Boa sorte!

 
Resposta de removido em 12/06/2007 - 18:23h:
* removido usa Nenhuma
* removido tem conceito: nenhum voto.
 


De o boot com o cd1 de instalação do Slack, selecione o kernel que vc usou durante a instalação do Slack (huge26.s, test26.s, bare.i, etc....) como se você fosse instalar o sistema novamente. Acrescente root=/dev/(x*) noinitrd ro.

expl: test26.s root=/dev/(x*) noinitrd ro

Onde (x*) é a partição onde esta instalado o seu Slack, sda6 ou sda7.

Isso vai fazer que o Slack de o boot e entre em modo gráfico.

Depois é só se logar como root e no terminal digitar lilo, reiniciar o Pc e seu Lilo estará lá.

Espero ter sido util.

 
Resposta de mafioso em 12/06/2007 - 18:46h:
* mafioso usa Ubuntu
* mafioso tem conceito: nenhum voto.
 


- acvsilva, valeu mesmo pelas dicas. Provavelmente foi isso mesmo que aconteceu... Eu nem imaginava que o Windows ia tão longe "fuçando" no sistema a ponto de sobrescrever a tabela de partições... Mas foi exatamente isso que ele fez, deixou gravado apenas as do windows (NTFS) e mandou bala nas outras. Cada vez tenho mais motivos para odiar o Windows... Mas sem o Adobe Flash e o Photoshop fica impossível para que eu trabalhe...

- alequimico: Foi a ferramente indicada por você que me salvou! Nem precisei de live cd, pois como o windows estava rodando de boa, rodei o programa dele mesmo e deu certinho. Ele achou todas as partições "perdidas" e as gravou novamente na tabela! Valeu!

- wdmatheus: Valeu pela sua dica, nem imaginava que era possível carregar o modo gráfico desta forma!

Case Solved! Thanks!!!

Observação: Quem quiser saber mais sobre o Testdisk, acesse este site:
http://www.cgsecurity.org/wiki/TestDisk

  


ATENÇÃO: Antes de contribuir com uma resposta, leia o artigo Qualidade de respostas e certifique-se de que esteja realmente contribuindo com a comunidade. Muitas vezes o ímpeto de contribuir nos leva a atrapalhar ao invés de ajudar.

Contribuir com resposta



CAPTCHA
[ Recarregar imagem ]

Digite o código acima:

  
* Nota: só é possível enviar respostas usuário que possui conta e esteja logado com ela, caso contrário sua mensagem será perdida.



Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts