Publicada por carrusca em 20/06/2007 - 10:47h:
* carrusca usa Debian

Bom a todos do grupo

Procuro ainda uma distro para configurar alguns serviços aqui na empresa, já testei Kurumin, Libertas e atualmente estou com edubuntu, mas quero testar o Fedora e Slackware, gostaria de saber a diferença entre estas duas ultimas distros, pelo que li o slackware não tem interfaces gráfica para configurações mas são distros seguras para proxy, nfs ou samba, autenticação e etc.

muito obrigado

até
carrusca

  
 
Resposta de acollucci em 20/06/2007 - 11:11h:
* acollucci usa Debian
* acollucci tem conceito: nenhum voto.
 


Bom dia,

Olha, o slackware e fedora sao muito diferentes, era mais facil vc falar o que eles tem de parecido, bom, o slackware aceita interfaces graficas, e so voce instalar o X11, e a interface que vc deseja. Toda distro e segura para esses serviços, desde que voce nao deixe serviços desnecessarios ativados, e aplique patchs de segurança em seu sistema regurlamente.


att,



 
Resposta de nicolo em 20/06/2007 - 11:58h:
* nicolo usa Ubuntu
* nicolo tem conceito: 9.6
 


Bom dia.
O slackware tem interfaces gráficas. O default de instalação é o KDE. Há o gnome para a versão 10.2 (chamado gware<www.gware.org/pt>) que instala muito bem. Não acompanhei mais a versão 11.0. Há vários kernel(s) na distro padrão oficial.
O repositório é modesto (comparado com um debian) em volume mas a qualidade compensa (www.slackit.org).(recomendo um dicionário de italiano para entrar no site que é meio em italiano meio em inglês).
O slack padrão é fornecido com vários gerenciadores de janelas e interfaces variadas.

Os pacotes do fedora são tipo rpm e os do slack são tipo tgz.
Não fiz testes exaustivos mas as coisas instalam no slack com muita facilidade, inclusive os pacotes rpm, que ele converte com bastante acurácia.

O slack é uma distro menos automatizado que o Fedora. Parece haver uma preocupação dos mentenedores do slack em evitar configurações invasivas. (significa configurações que alterem o núcleo básico do sistema). O gnome para slack é fornecido como um sistema gráfico não invasivo. Se for removido não deixa rastro nem sequela.

Conheço mais o slack que o Fedora.

Quanto à segurança, ambos parecem testados.
Quanto à adequação para um propósito específico , só testando.

Espero que isto ajude.




 
Resposta de kenshisk em 20/06/2007 - 12:03h:
* kenshisk usa Slackware
* kenshisk tem conceito: 9.9
 


Aposto que ele quis dizer interface gráfica para configurações, tipo configurar mouse, som, lilo, internet, etc.
realmente o slackware você vai ter que editar os arquivos de configuração, tenho um amigo na facul que estava usando o fedora 5 ele disse que é bem facil, até instala com duplo click arquivos .rpm , se você vai utilizar na empresa e não sabe muito recomendaria o fedora, na empresa que estava trabalhando estávamos configurando o squid + autenticação + dansguardian no slack 11 e os erros de dependência que davam eram muitos, fora que temos poucos repositórios, se for usar o slackware prepare-se para compilar muito programas.




  


ATENÇÃO: Antes de contribuir com uma resposta, leia o artigo Qualidade de respostas e certifique-se de que esteja realmente contribuindo com a comunidade. Muitas vezes o ímpeto de contribuir nos leva a atrapalhar ao invés de ajudar.

Contribuir com resposta



CAPTCHA
[ Recarregar imagem ]

Digite o código acima:

  
* Nota: só é possível enviar respostas usuário que possui conta e esteja logado com ela, caso contrário sua mensagem será perdida.



Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts