Resposta de
andre.toledo em 22/06/2007 - 16:12h:
* andre.toledo usa Ubuntu
* andre.toledo tem conceito: 9.5




mova o .bashrc do root para um back-up
#mv ~/.bashrc ~/.bashrc.bkp
copie o .bashrc do seu usuário para o diretório do root, substitua "user" no comando a baixo pelo seu usuário.
#cp ~user/.bashrc ~/
#chown root:root ~/.bashrc
Deslogue do root e logue novamente
OBS: No .bashrc ficam os atlhos, alias, etc usados pelo usuário no bash, tome cuidado ao usar o .bashrc de outro usuário como root, ele será rodado na hora do login como root, caso aja algum script malicioso nesse arquivo ele será rodado, caso exista uma alias malicioso você poderá executar um comando como se fosse outro (por exemplo rodar um "rm -rf /*" quando digitar "ls"), por esse motivo leia atentamente o .bashrc de seu usuário antes de coloca-lo para o root para garantir que não haja erros.
OBS2: em muitas distribuições o .bashrc do root vem zerado, sem nada de facilidade para não influenciar na utilização, isto faz com que a pessoa que esta utilizando o root seja obrigado a saber o que esta fazendo, isto é bom para sua segurança e para você aprender mais!
OBS3: Aconselho fortemente que não utilize o root como usuário de trabalho, ainda mais se for logar no X, é uma falha básica de segurança.
Resposta de
farina em 22/06/2007 - 16:39h:
* farina usa Debian
* farina tem conceito: nenhum voto.
hummm
dexa ver se eu entendi entao, eu estaria dando condições ao root de fazer o q eu faço como usuario normal ? meio estranho, já que, pelo q entendi, o root é o fodao pode tudo do pc, deveria ele poder fazer mais coisas que eu =)
o meu .bashrc eu tenho certeza que é íntegro, pois meu pc é offline, instalei o ubuntu nele há poucos dias, e as únicas coisas instaladas que não são provenientes do cd são pacotes pegos no site do debian...
ainda não consegui fazer rodar muita coisa lá no meu bixinho, to apanhando pra caramba, e linux offline é complicadinho =/ sempre q dá um enrosco eu tenho q esperar o outro dia, ir pro trampo, perguntar pro google como q resolve (e sempre acabo caindo aqui, por isso q me cadastrei), voltar pra casa e torcer pra dar certo :D
agora uma nova duvida, o que seria logar como root no X ? o que é esse tal de X ? X é o modo gráfico ? ao menos foi o q eu entendi...
configurei o safado pra nao me perguntar quem sou eu qdo dah o boot, ele jah loga direto com meu usuario e senha, mudando essas paradinhas no bashrc entao eu estaria fazendo o root logar ou nao tem nada haver ?
eu soh dou um sudo su de vez em qdo no terminal pra poder instalar alguma coisa q precisa de mais permissoes de acesso em pastas... senao fica dando erros =/
vlw
Resposta de
andre.toledo em 23/06/2007 - 00:33h:
* andre.toledo usa Ubuntu
* andre.toledo tem conceito: 9.5




Isso mesmo, o X é o modo grafico, é o chamado x-server, pode ser o xfree86 ou, no caso do ubuntu é o xorg, você pode ver a configuração dele no /etc/X11/xorg.conf.
Em muitas distribuições o GDM (A tela de login gráfica no ubuntu) não permite o login como root.
O root é sim o fodão, mas é preciso lembrar que não existe undelete no linux, assim sendo qualquer erro feito com o root não tem volta.
Assim você pode, mesmo sem querer, danificar seu sistema.
Além disso, apesar de ser raro e incomun, existem vírus para linux, se algum codigo malicioso que seja executado por um usuário normal afetaria apenas as coisas que este usuário tem permissão para alterar, caso o virus seja executado com permissões de root (sendo executado pelo root ou por um processo rodado pelo root) os estragos afetam todo o sistema.
Eu disse para verificar o .bashrc antes de mover para o root justamente por isso, pois poderia ter uma linha que chama um programa malicioso ai babal sistema.
No .bashrc de usuários também é comum ter alias para comandos para não ser necessário colocar parametros a mais, por exemplo
alias rm='rm -rf'
Isso significa que quando se digita o comando rm esta sendo executado o rm mais os parametros -rf que remove o arquivo sem pedir confirmação e remove diretorios e seus conteudos.
Isso como usuário normal não é muito problema, até facilita, mas como root é perigoso pois imagine que sem querer vc de o rm num arquivo e sem querer saia um espaço e um "/", isso iria remover o arquivo mais o "/" (todos os arquivos da arvore de diretorios), isso sem perguntar se você tem certeza!
Num caso como este não adianta chorar, não tem volta!!!!
Por isso a importancia de se manter o .bashrc do root com o minimo de alias para não correr esse tipo de risco, isto é, de se digitar um comando e ser executado outro.
Leia o .bashrc de seu usuário, o que vem por padrão do ubuntu é bem configuradinho, aposto que você vai aprender algumas coisas lá!