Fedora 17 + Cinnamon

Gnome Fedora 17 + Cinnamon

Testando o Cinnamon no fedora 17. O pacote já se encontra nos repositórios oficiais e pode ser instalado através do yum. Gostei, embora ainda prefira continuar com o GNOME Shell.

[ 2.174 hits ]

Publicado em: 23/07/2012

Enviado por Elder Marco




  

Comentários
[1] Comentário enviado por removido em 23/07/2012 - 21:23h

Como está o Cinnamon no Fedora?

Quando experimentei, tinha uns bugs muito chatos.

Mas é uma interface bonita e fluída.

[2] Comentário enviado por Diego_Henrique em 23/07/2012 - 21:27h

Muito bonito em Elder.O conky interagiu com o wall.Show mesmo.

12!

[3] Comentário enviado por eldermarco em 23/07/2012 - 21:47h

@Izaias, Ao meu ver, está muito bom. Creio que o Cinnamon em si tem alguns bugs e ainda faltam mais opções para poder personalizar ele sem apelar para o gsettings, mas eu gostei bastante. Ele é bem bonito, realmente.

@Diego_Henrique, valeu rapaz!

[4] Comentário enviado por levi linux em 24/07/2012 - 07:33h

Muito bom, gosto do desktop simples, é mais funcional e produtivo. 11!

[5] Comentário enviado por azk em 24/07/2012 - 13:21h

belo desktop, Elder.
* gostei da combinação conky/wallpaper

[6] Comentário enviado por eldermarco em 24/07/2012 - 16:39h

Opa, valeu pessoal!

[7] Comentário enviado por peu3 em 28/07/2012 - 23:37h

Elder! Amigo, fico feliz de comentar aqui seu screenshot porque eu sou novo no linux, instalei o Linux Mint e vim parar aqui nesse site. Daí quando eu vi exatamente a sua tela eu corri atrás de instalar o Fedora e fiquei vidrado demais!!! To viciado em aprender a personalizar agora... hehehe Vlw! E parabens aê!

[8] Comentário enviado por eldermarco em 29/07/2012 - 10:49h

Valeu Pedro! Espero que goste bastante do fedora. Sempre inovando, esta distro vem sempre com alguma surpresa a cada nova versão.

[9] Comentário enviado por peu3 em 30/07/2012 - 20:55h

Opa Elder!
Amigo, eu to adorando demais o Fedora e agora instalei o cinnamon como vc fez... Mas eu não faço ideia de como deixa-lo parecido como sua screenshot.
Seria pedir muito vc nos dar algumas dicas de como vc conseguiu:
1)esse papel de parede irado que parece animado com informações gerais
2)como foi que vc conseguiu mudar esses ícones que ficaram mais legais tipo meio quadrados
3)também achei muito bacana o dock que vc ta usando....

Cara, to aguardando ansioso por suas dicas!

Vlw!!!!

[10] Comentário enviado por eldermarco em 31/07/2012 - 17:05h

Fala rapaz! Eu vou te passar os meus arquivos de configuração que irão permitir você deixar o seu desktop dessa maneira. Em alguns momentos, vou usar comandos via terminal e estou supondo que você saiba um pouco sobre isso. Mas se tiver problemas, só perguntar aqui.

Baixe o arquivo fedora-config.tar.gz aqui:
http://www.4shared.com/archive/unnL8jKg/fedora-configtar.html

Salve esse arquivo no seu diretório pessoal. Esse é o diretório onde ficam as pastas "Documentos", "Vídeos", "Downloads", "Área de Trabalho", etc. Depois disso, abra um terminal de linha de comando e descompacte o arquivo:

$ tar xvf fedora-config.tar.gz

Isso irá gerar um diretório chamado fedora-config com os arquivos de configuração que tenho, junto com o papel de parede e uma fonte necessária para as informações que aparecem em cima dele.
Vamos lá.

* Configurando o conky.

- Você precisa ter o conky instalado em seu sistema. Se não tiver, instale o pacote chamado conky nele e siga para o próximo passo.

- Copie o arquivo conky e o diretório conkyrc presentes no diretório fedora-config que você descompactou. Preste bem atenção nos comandos que eu utilizei:

$ cp fedora-config/conkyrc .conkyrc
$ cp -r fedora-config/conky .conky

Note que eu coloquei um ponto (.) antes do nome do arquivo no final Isso copia o arquivo conkyrc e o diretório conky para o diretório atual, mas renomeando eles para que fiquem com um ponto antes do nome. Arquivos de configuração, em geral, começam com um ponto antes do nome propriamente dito. Esses arquivos também são ocultos.

- Copie a fonte Birth of a Hero para o diretório /usr/share/fonts. Isso deverá ser feito como root. Depois de feito, volte para o seu usuário com o comando exit:

$ su
Senha: <<< senha do root aqui
# cp -r fedora-config/ttf /usr/share/fonts
# exit

- Configure o conky para que ele inicie junto com a sua seção:

$ gnome-session-properties

Na janela que se abrir, clique em "Adicionar". Em Nome, coloque "Conky". Em Comando, coloque exatamente isto: "conky --daemonize" (sem as aspas). Em Descrição, coloque isto: "Inicia o Conky junto com o Cinnamon". Pronto, clique em "Salvar" e depois em "Fechar". Isso deverá fazer com que o conky inicie junto com a sua seção, assim que você fizer o login. Mas vamos iniciar ele se tem de sair da sua seção desta vez. No terminal, digite:

$ conky --daemonize &

E veja se ele apareceu na sua área de trabalho e com a fonte correta.

* O papel de parede

Copie o arquivo paisagem.jpg para a sua pasta de imagens com o comando:

$ cp fedora-config/paisagem.jpg ~/Imagens

Depois disso, vá no menu do Cinnamon e na caixa de busca, procure por "Configurações do sistema" e abra o aplicativo correspondente. Vá em "Plano de Fundo" e selecione "Pasta de Imagens". Você deverá ver o papel de parede na lista. Selecione ele e ele deverá ser trocado.

* Configurando a dock
- A dock utilizada esse wallpaper é a cairo-dock. Você precisa instalar ela primeiro. Instale os pacotes 'cairo-dock', 'cairo-dock-plug-ins' e 'cairo-dock-plug-ins-webkit' no seu sistema. E depois passe para a próxima etapa.

- Copie o arquivo de configuração do cairo-dock para o diretório .config no seu diretório pessoal:

$ cp -r fedora-config/cairo-dock .config/

Vamos colocar o painel na parte superior da tela antes de iniciar o cairo dock. No painel, clique sobre o ícone de seta para cima e vá em Definições > Painel. Na janela que se abrir, escolha "Flipped (painel no topo)" na opção "Panel Layout". Desmarque a opção "Auto esconder o painel". Agora reinicie o Cinnamon dando um ALT+F2 e na caixa que se abrir, digite "r" (sem as aspas) e dê um ENTER. O Cinnamon será reiniciado e o painel deverá estar no topo quando ele voltar.

Agora podemos abrir o cairo dock. No terminal, digite:

$ cairo-dock &

Clique com o botão direito nele e no menu "Cairo Dock" escolha a opção que permita iniciar ele junto com a sua seção. Você pode remover alguns lançadores e adicionar outros que te interessam clicando com o botão direito sobre o cairo dock e indo em adicionar. Para remover, clique com o botão direito sobre o lançador e escolha remover.

É isso. Você talvez queira utilizar o tema para o cinnamon que estou utilizando. Neste caso, o tema pode deixar obtido aqui: http://cinnamon-spices.linuxmint.com/themes/view/43 . É também um arquivo compactado. Depois de descompactado, ele irá gerar um diretório chamado ambiancethemes. Dentro dele, estão três diretórios com três temas (só muda a cor de um para o outro). Você deve copiar esses diretórios para o diretório ~/.themes na sua pasta de usuário. Pode ser que você tenha de criar o .themes. Neste caso:

$ mkdir ~/.themes

Depois é somente volta em Definições > Temas e escolher o tema que você quer. =]

Caso tenha algum problema, pode postar que a gente tenta resolver aqui. Não se assuste com o terminal, caso não o conheça tanto. Aos poucos, você se acostuma e cada vez passa a usar mais ele. Espero que goste bastante do fedora.

[11] Comentário enviado por eldermarco em 31/07/2012 - 17:55h

Ah, me esqueci do tema de ícones! Instale-os antes de configurar o cairo dock.

Para tanto, instale o pacote 'faenza-icon-theme', vá nas configurações (aquela seta pra cima) e em um dos menus você poderá escolher o tema de ícones (estou em outro PC agora.. ). Escolha o tema "Faenza Darkest" na lista de temas de ícone que aparece e ele deverá já mudar para esse que estou utilizando.

[12] Comentário enviado por peu3 em 31/07/2012 - 22:01h

Caro amigo Elder!
Não tenho palavras para te agradecer pelo seu tempo e esforço tomado em querer ajudar os novatos no mundo Linux.
Cara muito obrigado mesmo!!!
Eu consegui fazer exatamente como seu passo a passo ensina e deu super certo aqui! Fiquei muito feliz mesmo!
Ah! Vou colocar um screenshot aqui também depois da tela do meu Gnome.
Sim! Vi que você tem o ArchLinux como segunda distro.
Cara esse é meu alvo agora! Hehehe Eu inicei no Linux pelo Ubuntu, depois Mint e agora Fedora que to achando muito massa!!! Mas depois dessa sua verdadeira aula eu me interessei em testar distribuições mais avançada de se mexer!
Keep rocking man!!!
Vlwwww!!!!!!!!!!

[13] Comentário enviado por eldermarco em 01/08/2012 - 00:03h

Rapaz, fico feliz que tenha dado tudo certo. Qualquer coisa, estamos aí =]

Quanto ao Arch, é outra excelente distribuição. No entanto, ela é mais complicada de ser instalada. Mais do que antes, visto que o seu instalador não está mais vindo com a ISO. Mas depois de feita a instalação e cpnfiguração é fácil manter tudo, já que é muito parecido com as outras distribuições. Uma coisa forte no Arch é o AUR, o repositório de pacotes dos usuários do Arch. Isso faz com que o Arch tenha muito mais pacotes e muitas vezes, personalizado de várias formas diferentes. Isso é um diferencial fortíssimo na distro, ao meu ver. Eu mesmo mantenho alguns pacotes no AUR e acho super legal, emora a minha distro principal seja o fedora.

Mas se eu tiver de dar um conselho, diria para escolher uma distro (o fedora, o fedora cof! cof!) e ficar nela. Isso permite você conhecer mais profundamente essa distro e aprender coisas super legais a respeito. Inclusive, existem vários livros sobre as distros mais populares que ajudam bastante a compreender o sistema. Fora os livros, ainda existem os wikis de cada projeto e o próprio VOL. O Linux é realmente apaixonante.

Abs.


Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts