Braco Robotico em OpenGL
Publicado por Michael 25/12/2005 (última atualização em 13/09/2022)
[ Hits: 19.228 ]
Download bracoFix.c (versão 2)
Este programa mostra como é utilizado matrizes no meio da computação grafica. É tulizado linguagem C com funções em Opengl, ele foi compilado no Dev C++ mais roda perfeitamente no ambiente Linux, basta fazer as configurações certa
Boa Sorte
Versão 2 - Enviado por Samuel Leonardo em 12/09/2022
Changelog: Bug fix:
Para compilar:
1-instale o opengl:
sudo apt install freeglut3-dev libgl1-mesa-dev libglu1-mesa-dev build-essential
2-compilando
2.1-salve o bracoFix.c numa pasta
2.2-abra um terminal na pasta do bracoFix.c
2.3-execute o comando:
gcc -o bracoFix bracoFix.c -lGL -lGLU -lglut
3-executando
Apenas rode o comando:
./bracoFix
/*Programa usado para estudar matriz em meio 3D Desenvolvido por : Michael D. Borges */ //#include <glut.h> #include <gl/glut.h> //Declaração de variáveis float ang0=0, ang1=0 , ang2=0 ,vy=-1, ty=1; // Objecto Quadric (gluCilinder, gluDisk) GLUquadricObj *planet; void Desenha(void) { glClear(GL_COLOR_BUFFER_BIT); glColor3f(0.0,0.0,1.0); glBegin(GL_QUADS); glVertex2f(-12,-2); glVertex2f(-12,0); glVertex2f(12,0); glVertex2f(12,-2); glEnd(); glPushMatrix(); glRotatef(ang0, 0.0, 0.0, 1.0); glColor3f(1.0,1.0,0.0); gluDisk(planet, 0, 2, 16, 1); glBegin(GL_QUADS); glVertex2f(0,-0.5); glVertex2f(0,0.5); glVertex2f(6,0.5); glVertex2f(6,-0.5); glEnd(); glPushMatrix(); glTranslatef(6.0, 0.0, 0.0); glRotatef(ang1, 0.0, 0.0, 1.0); glColor3f(1.0,0.0,0.0); gluDisk(planet, 0, 0.8, 16, 1); glBegin(GL_QUADS); glVertex2f(0,-0.3); glVertex2f(0,0.3); glVertex2f(3,0.3); glVertex2f(3,-0.3); glEnd(); glPushMatrix(); glTranslatef(3.0, 0.0, 0.0); glRotatef(ang2, 0.0, 0.0, 1.0); glColor3f(0.0,0.0,1.0); glBegin(GL_QUADS); glVertex2f(0,-0.3); glVertex2f(0,0.3); glVertex2f(2,0.3); glVertex2f(2,-0.3); glEnd(); gluDisk(planet, 0, 0.8, 10, 1); glPushMatrix(); glTranslatef(1., 0.0, 0.0); glColor3f(0.0,0.0,1.0); glBegin(GL_QUADS); glVertex2f(1,-1); glVertex2f(1,1); glVertex2f(1.5,1); glVertex2f(1.5,-1); glEnd(); glBegin(GL_QUADS); glVertex2f(1.5,ty-0.5); glVertex2f(1.5,ty); glVertex2f(3,ty); glVertex2f(3,ty-0.5); glEnd(); glBegin(GL_QUADS); glVertex2f(1.5,vy); glVertex2f(1.5,vy+0.5); glVertex2f(3,vy+0.5); glVertex2f(3,vy); glEnd(); glPopMatrix(); glPopMatrix(); glPopMatrix(); glPopMatrix(); glFlush(); } void TeclasEspeciais(int key, int x, int y) { switch (key) { case GLUT_KEY_DOWN: if (vy>=-0.9 & vy<=-0.4) vy=vy-0.1; if (ty>=0.4 & ty<=0.9)ty=ty+0.1; break; case GLUT_KEY_UP: if (vy>=-1.1 & vy<=-0.5) vy=vy+0.1; if (ty>=0.5 & ty<=1.1)ty=ty-0.1; break; case GLUT_KEY_HOME: ang0=ang0+5.0; break; case GLUT_KEY_END: ang0=ang0-5.0; break; case GLUT_KEY_PAGE_UP: ang1=ang1+7.0; break; case GLUT_KEY_PAGE_DOWN: ang1=ang1-7.0; break; case GLUT_KEY_LEFT: ang2=ang2+9.0; break; case GLUT_KEY_RIGHT: ang2=ang2-9.0; break; } glutPostRedisplay(); } void Inicializa (void) { glClearColor(0.0f, 0.0f, 0.0f, 1.0f); gluOrtho2D(-13.0,13.0,-13.0,13.0); } int main(void) { glutInitDisplayMode(GLUT_SINGLE | GLUT_RGB); glutCreateWindow("Braço robótico"); planet=gluNewQuadric(); glutDisplayFunc(Desenha); glutSpecialFunc(TeclasEspeciais); Inicializa(); glutMainLoop(); }
Classe para manipulação e conversão de datas para std::string em C++
Funções com número variável de argumentos
Aprenda a Gerenciar Permissões de Arquivos no Linux
Como transformar um áudio em vídeo com efeito de forma de onda (wave form)
Como aprovar Pull Requests em seu repositório Github via linha de comando
Visualizar arquivos em formato markdown (ex.: README.md) pelo terminal
Dando - teoricamente - um gás no Gnome-Shell do Arch Linux
Como instalar o Google Cloud CLI no Ubuntu/Debian
Mantenha seu Sistema Leve e Rápido com a Limpeza do APT!
Procurando vídeos de YouTube pelo terminal e assistindo via mpv (2025)
Alguém já usou o framework Avalonia para desenvolver interfaces de usu... (4)
Ajuda Pra Melhoria do NFTABLES. (8)
Sinto uma leve lentidão ao arrastar, miniminizar e restauras as janela... (2)
Pastas da raiz foram para a área de trabalho [RESOLVIDO] (7)