Calculadora elementar com ponto flutuante
Publicado por Eduardo Paim Silveira (última atualização em 09/04/2010)
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Download CalculadoraElementar.cpp
Exemplo de calculadora elementar de números inteiros e números reais utilizando enum, structs e unions para controlar o tipo de dado utilizado no momento do cálculo.
// CalculadoraElementar.cpp // Eduardo "TheDrummer" Silveira #include <stdio.h> #include <tchar.h> #include <string.h> #include <stdlib.h> enum tipo_numero {LONG, DOUBLE}; typedef union { long l_valor; double d_valor; }valor_numero; typedef struct { tipo_numero tipo; valor_numero valor; }NUMERO; void escreve_numero(NUMERO num) { if (num.tipo == LONG) printf ("\nValor lido: %ld",num.valor.l_valor); else printf ("\nValor lido: %lf",num.valor.d_valor); } NUMERO le_numero() { /*lê um número do teclado, retornando uma estrutura com o tipo e o valor lido; se o número for introduzido com um ponto decimal, lê-o para um double, senão lê-o para um long;*/ char string[50]; NUMERO num; gets (string); if(strchr(string,'.')== NULL){ num.tipo = LONG; num.valor.l_valor = atol (string); }else{ num.tipo = DOUBLE; num.valor.d_valor = atof (string); } escreve_numero(num); return num; } NUMERO soma_numeros(NUMERO num1, NUMERO num2) { /*soma 2 números, retornando uma estrutura contendo o resultado; se pelo menos um dos números for do tipo double o resultado será do tipo double, senão será do tipo long.*/ NUMERO result; if (num1.tipo == DOUBLE || num2.tipo == DOUBLE){ result.tipo = DOUBLE; result.valor.d_valor = ((num1.tipo == DOUBLE) ? num1.valor.d_valor : num1.valor.l_valor) + ((num2.tipo == DOUBLE) ? num2.valor.d_valor : num2.valor.l_valor); }else{ result.tipo = LONG; result.valor.l_valor = num1.valor.l_valor + num2.valor.l_valor; } return result; } NUMERO subtrai_numeros(NUMERO num1, NUMERO num2) { NUMERO result; if (num1.tipo == DOUBLE || num2.tipo == DOUBLE){ result.tipo = DOUBLE; result.valor.d_valor = ((num1.tipo == DOUBLE) ? num1.valor.d_valor : num1.valor.l_valor) - ((num2.tipo == DOUBLE) ? num2.valor.d_valor : num2.valor.l_valor); }else{ result.tipo = LONG; result.valor.l_valor = num1.valor.l_valor - num2.valor.l_valor; } return result; } NUMERO multiplica_numeros(NUMERO num1, NUMERO num2) { NUMERO result; if (num1.tipo == DOUBLE || num2.tipo == DOUBLE){ result.tipo = DOUBLE; result.valor.d_valor = ((num1.tipo == DOUBLE) ? num1.valor.d_valor : num1.valor.l_valor) * ((num2.tipo == DOUBLE) ? num2.valor.d_valor : num2.valor.l_valor); }else{ result.tipo = LONG; result.valor.l_valor = num1.valor.l_valor * num2.valor.l_valor; } return result; } NUMERO divide_numeros(NUMERO num1, NUMERO num2) { NUMERO result; if (num1.tipo == DOUBLE || num2.tipo == DOUBLE){ result.tipo = DOUBLE; result.valor.d_valor = ((num1.tipo == DOUBLE) ? num1.valor.d_valor : num1.valor.l_valor) /((num2.tipo == DOUBLE) ? num2.valor.d_valor : num2.valor.l_valor); }else{ result.tipo = LONG; result.valor.l_valor = num1.valor.l_valor / num2.valor.l_valor; } return result; } void main (){ NUMERO num1,num2; char op; printf ("\nDigite valor: "); num1 = le_numero(); while(1){ do{ printf ("\nDigite operador(+ - * / f): "); op = getchar(); fflush(stdin); if (op != '+' && op != '-' && op != '*' && op != '/' && op != 'f') printf ("\nValor invalido!"); if (op == 'f') exit(0); }while (op != '+' && op != '-' && op != '*' && op != '/' && op != 'f'); printf ("\nDigite valor: "); num2 = le_numero(); switch (op){ case '+': num1 = soma_numeros(num1,num2); if (num1.tipo == LONG) printf ("\nResultado: %ld",num1.valor); else printf ("\nResultado: %lf",num1.valor); break; case '-': num1 = subtrai_numeros(num1,num2); if (num1.tipo == LONG) printf ("\nResultado: %ld",num1.valor); else printf ("\nResultado: %lf",num1.valor); break; case '*': num1 = multiplica_numeros(num1,num2); if (num1.tipo == LONG) printf ("\nResultado: %ld",num1.valor); else printf ("\nResultado: %lf",num1.valor); break; case '/': num1 = divide_numeros(num1,num2); if (num1.tipo == LONG) printf ("\nResultado: %ld",num1.valor); else printf ("\nResultado: %lf",num1.valor); break; } } }
Exceções em C através de try-throw-catch
Funções de soma e subtração de matrizes alocadas dinamicamente
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