Corrida de cavalos
Publicado por Francisco Dourado (última atualização em 20/02/2010)
[ Hits: 6.619 ]
Homepage: http://agaqueretro.blogspot.com.br/
Este é um programinha que aprendi em 1996 (na UESPI) e faz mais de uma semana estava tentando refazer do zero, pois não tinha o código fonte, e faz um tempão que não usava o Pascal.
É pra você se divertir com os "cavalinhos" correndo aleatoriamente.
Abraços.
program corrida;
uses
  crt;
var
  c1, c2, c3, c4, i, j, k : integer;
  campeao : boolean;
begin
  clrscr;  {para windows, onde tou compilando o programa,
            para linux, use o comando 'clear'}
  randomize;
  writeln;
  textcolor (yellow);
  writeln ('------- Corrida de Cavalos ------');
  textcolor (white);
  {criação das raias, depois pode ser implementado pra um procedimento}
  for i := 1 to 80 do {numero de colunas duma tela simples}
    begin
      k := 3;
      for j := 1 to 5 do {raias}
        begin
          k := k + 2; {k assume valor 5 para não apagar título do programa na tela}
          gotoxy (i, k);
          write ('=');
        end;
      k := 4;
      for j := 1 to 4 do {grama}
        begin
          k := k + 2; {k assume valor 6 para não apagar título do programa na tela}
          gotoxy (i, k);
          textcolor (green);
          write ('#');
          textcolor (white);
        end;
    end;
  {criação dos cavalos, depois pode ser implementado pra um procedimento}
  c1 := 1;
  c2 := 1;
  c3 := 1;
  c4 := 1;
  campeao := false;
  repeat
    begin
      c1 := c1 + random (2);
      if not campeao then
        begin
          gotoxy (c1, 6);
          textcolor (green);
          write ('#');
          textcolor (white);
          write ('1');
          delay (40);
          if c1 = 79 then
            begin
              campeao := true;
              gotoxy (1, 16);
              write ('O cavalo 1 venceu');
            end;
        end;
      c2 := c2 + random (2);
      if not campeao then
        begin
          gotoxy (c2, 8);
          textcolor (green);
          write ('#');
          textcolor (white);
          write ('2');
          delay (40);
          if c2 = 79 then
            begin
              campeao := true;
              gotoxy (1, 16);
              write ('O cavalo 2 venceu');
            end;
        end;
      c3 := c3 + random (2);
      if not campeao then
        begin
          gotoxy (c3, 10);
          textcolor (green);
          write ('#');
          textcolor (white);
          write ('3');
          delay (40);
          if c3 = 79 then
            begin
              campeao := true;
              gotoxy (1, 16);
              write ('O cavalo 3 venceu');
            end;
        end;
      c4 := c4 + random (2);
      if not campeao then
        begin
          gotoxy (c4, 12);
          textcolor (green);
          write ('#');
          textcolor (white);
          write ('4');
          delay (40);
          if c4 = 79 then
            begin
              campeao := true;
              gotoxy (1, 16);
              write ('O cavalo 4 venceu');
            end;
        end;
    end;
  until campeao;
  readkey;
end.
Método de eliminação de Gauss com pivotamento parcial
IA Turbina o Desktop Linux enquanto distros renovam forças
Como extrair chaves TOTP 2FA a partir de QRCODE (Google Authenticator)
Linux em 2025: Segurança prática para o usuário
Desktop Linux em alta: novos apps, distros e privacidade marcam o sábado
IA chega ao desktop e impulsiona produtividade no mundo Linux
Atualizando o Fedora 42 para 43
Como saber se o seu e-mail já teve a senha vazada?
Como descobrir se a sua senha já foi vazada na internet?
Warcraft II Remastered no Linux? (7)
O programa assinador digital (5)









