Exemplo de um "Jogo de Labirinto"
Publicado por Hunz 29/11/2004
[ Hits: 61.991 ]
Homepage: http://tnegri.com/
Meu primeiro jogo em C, foi um jogo de labirinto, com os graficos mais ou menos assim, porém usando a conio.h do Windows, e para se movimentar não precisava do uso do ENTER.
Não tenho o código antigo, mas eu fiz esse pequeno exemplo, em uns 15 minutos, usando o mesmo sistem que usei no jogo antigo.
Fiz um mapa bem pequeno, mas da pra sacar a idéia, né?
Espero que seja de alguma ajuda.
Abraços,
Fiquem com Deus.
/* Desenvolvido por: Thiago Negri ( hunz ) */ /* Email: tn_negri@hotmail.com */ #include <stdio.h> #include <stdlib.h> /* Definicoes, para facilitar o uso da funcao para desenhar o mapa */ #define CHAO 0 #define PAREDE 1 #define VOCE 2 #define GRAMA 3 #define OUTRA_COISA 4 /* Definicoes que eu uso em quase todos os meus codigos :) */ #define OK 1 #define ERRO 2 /* Usuarios de Windows, troquem "clear" por "cls" */ #define LIMPARTELA "clear" int coluna_atual = 2, linha_atual = 2; /* O Mapa */ int mapa[10][10] = { 1,1,1,1,1,1,1,1,1,1, 1,0,0,0,0,0,0,1,0,1, 1,0,0,0,0,1,1,1,0,1, 1,0,0,0,0,3,0,0,0,1, 1,0,0,1,3,3,3,0,0,1, 1,0,0,0,0,1,0,0,0,1, 1,0,0,0,0,0,0,0,0,1, 1,1,1,4,4,4,4,1,0,1, 1,0,0,0,0,0,0,0,0,1, 1,1,1,1,1,1,1,1,1,1 }; /* Funcao para desenhar o Mapa */ int desenhar_mapa() { int linha,coluna; for (linha=0;linha<10;linha++) { for (coluna=0;coluna<10;coluna++) { if ((linha == linha_atual) && (coluna == coluna_atual)) { printf("@"); continue; } if (mapa[linha][coluna] == CHAO) printf(" "); if (mapa[linha][coluna] == PAREDE) printf("*"); if (mapa[linha][coluna] == GRAMA) printf("."); if (mapa[linha][coluna] == OUTRA_COISA) printf("+"); } printf("\n"); } return OK; } int main() { char movimento; while ((movimento != 'x') && (movimento != 'X')) { system(LIMPARTELA); desenhar_mapa(); printf("\n\n (N)\n(W)+(E)\n (S)\n\n"); /* Imprime as direcoes */ if ((scanf("%c",&movimento))==0) { printf("mensagem de erro..\n"); getchar(); getchar(); return ERRO; } if ((movimento == 'n') || (movimento == 'N')) { linha_atual = linha_atual - 1; /* Se não for chao ou grama ele volta pra posicao anterior */ if ((mapa[linha_atual][coluna_atual] != CHAO) && (mapa[linha_atual][coluna_atual] != GRAMA)) { linha_atual = linha_atual + 1; printf("\n\nups.. ali não =)\n"); getchar(); getchar(); } } if ((movimento == 's') || (movimento == 'S')) { linha_atual = linha_atual + 1; /* Se não for chao ou grama ele volta pra posicao anterior */ if ((mapa[linha_atual][coluna_atual] != CHAO) && (mapa[linha_atual][coluna_atual] != GRAMA)) { linha_atual = linha_atual - 1; printf("\n\nups.. ali não =)\n"); getchar(); getchar(); } } if ((movimento == 'e') || (movimento == 'E')) { coluna_atual = coluna_atual + 1; /* Se não for chao ou grama ele volta pra posicao anterior */ if ((mapa[linha_atual][coluna_atual] != CHAO) && (mapa[linha_atual][coluna_atual] != GRAMA)) { coluna_atual = coluna_atual - 1; printf("\n\nups.. ali não =)\n"); getchar(); getchar(); } } if ((movimento == 'w') || (movimento == 'W')) { coluna_atual = coluna_atual - 1; /* Se não for chao ou grama ele volta pra posicao anterior */ if ((mapa[linha_atual][coluna_atual] != CHAO) && (mapa[linha_atual][coluna_atual] != GRAMA)) { coluna_atual = coluna_atual + 1; printf("\n\nups.. ali não =)\n"); getchar(); getchar(); } } } }
Perceptron Bolado - perceptron simples escrito em C
Função para escrita de um número em notação binária através de recursão
Comparação entre os escalonadores BFQ e MQ-Deadline (acesso a disco) no Arch e Debian
Conciliando o uso da ZRAM e SWAP em disco na sua máquina
Servidor de Backup com Ubuntu Server 24.04 LTS, RAID e Duplicati (Dell PowerEdge T420)
Visualizar câmeras IP ONVIF no Linux sem necessidade de instalar aplicativos
Converter os repositórios Debian para o novo formato com as chaves
Instalando Spotify no Debian 13
Realizar overclock no Miyoo Mini (plus ou normal)
linux mint reconhece microfone de lapela como fone de ouvido sem micro... (4)
Erro na inicialização do Debian como resolver (2)
Como desinstalar o GIMP? [RESOLVIDO] (1)