Jogo da Velha
Publicado por Hunz 01/09/2004
[ Hits: 14.709 ]
Homepage: http://tnegri.com/
Famoso Jogo da Velha, bem simples.
/* ***************************************** AUTOR: Thiago ( hunz ) EMAIL / MSN: tn_negri@hotmail.com ESPAÇO VOL: www.vivaolinux.com.br/~hunz ***************************************** */ #include <stdio.h> #include <stdlib.h> char set; int linha=0,coluna=0,win,casa[3][3]; void draw(int x, int y) { if (casa[x][y] == '{FONTE}') printf(" "); if (casa[x][y] == 1) printf("X"); if (casa[x][y] == 2) printf("O"); } void limpa() { printf("\e[H\e[2J"); } void jogo() { printf(" 1 2 3\n"); printf("1 "); draw(0,0); printf(" | "); draw(0,1); printf(" | "); draw(0,2); printf("\n ---+---+---\n2 "); draw(1,0); printf(" | "); draw(1,1); printf(" | "); draw(1,2); printf("\n ---+---+---\n3 "); draw(2,0); printf(" | "); draw(2,1); printf(" | "); draw(2,2); } void check() { int i; for (i=0;i<3;i++) { /* Horizontal */ if (casa[i][0] == casa[i][1] && casa[i][0] == casa[i][2]) { if (casa[i][0] == 1) win=1; if (casa[i][0] == 2) win=2; } } for (i=0;i<3;i++) { /* Vertical */ if (casa[0][i] == casa[1][i] && casa[0][i] == casa[2][i]) { if (casa[0][i] == 1) win=1; if (casa[0][i] == 2) win=2; } } if (casa[0][0] == casa[1][1] && casa[0][0] == casa[2][2]) { /* Diagonal Cima->Baixo*/ if (casa[0][0] == 1) win=1; if (casa[0][0] == 2) win=2; } if (casa[0][2] == casa[1][1] && casa[0][2] == casa[2][0]) { /* Diagonal Baixo->Cima */ if (casa[0][2] == 1) win=1; if (casa[0][2] == 2) win=2; } } void play(int player) { if (player==1) set=1; if (player==2) set=2; play: linha=0; coluna=0; while (linha<1 || linha>3) { printf("\nJogador %d. Escolha a Linha (1,2,3): ",set); scanf("%d",&linha); getchar(); } while (coluna<1 || coluna>3) { printf("\nJogador %d. Escolha a Coluna (1,2,3): ",set); scanf("%d",&coluna); getchar(); } linha--; coluna--; if (casa[linha][coluna] != 1 && casa[linha][coluna] != 2) casa[linha][coluna]=set; else { printf("A casa está em uso! Jogue Novamente..\n"); sleep(2); limpa(); jogo(); goto play; } } void main() { limpa(); jogo(); play(1); check(); if (win == 1 || win == 2) goto end; limpa(); jogo(); play(2); check(); if (win == 1 || win == 2) goto end; limpa(); jogo(); play(1); check(); if (win == 1 || win == 2) goto end; limpa(); jogo(); play(2); check(); if (win == 1 || win == 2) goto end; limpa(); jogo(); play(1); check(); if (win == 1 || win == 2) goto end; limpa(); jogo(); play(2); check(); if (win == 1 || win == 2) goto end; limpa(); jogo(); play(1); check(); if (win == 1 || win == 2) goto end; limpa(); jogo(); play(2); check(); if (win == 1 || win == 2) goto end; limpa(); jogo(); play(1); check(); if (win == 1 || win == 2) goto end; end: limpa(); jogo(); if (win == 1 || win == 2) printf("\nJogador %d venceu o jogo!\n",win); else printf("\nEmpate!\n"); }
Retorna o número elevado ao quadrado
Uma ajuda para quem gosta de Geometria Analítica
Visualizar câmeras IP ONVIF no Linux sem necessidade de instalar aplicativos
Atualizar Debian Online de uma Versão para outra
Máquina perereca - até onde é possível o uso de Linux?
Redimensionando, espelhando, convertendo e rotacionando imagens com script
Debian 13 Trixie para Iniciantes
Convertendo pacotes DEB que usam ZSTD (Padrão Novo) para XZ (Padrão Antigo)
O que você está ouvindo agora? [2] (210)
Debian 13 "trixie&... lançado! (43)
baschrc customizado pegeui vários. (1)
eu tive uma idéia, mas mais privada sobre o assunto de mu online e ser... (7)