Jogo da forca em Python
Publicado por Artur Rabelo (última atualização em 03/07/2020)
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Minha implementação do famoso jogo da forca ("hangman") como exercício na linguagem Python. O jogo escolhe a palavra secreta de um arquivo "wordlist.txt" contendo palavras em cada linha.
#!/usr/bin/python3 from random import choice import os # Color dictionary for aesthetic use colors = {'red': '\033[1;31m', 'green': '\033[1;32m', 'blue': '\033[1;36m', 'gray': '\033[1;90m', 'reset': '\033[m'} def get_wordlist(): # Choose secret word from a wordlist file in the same directory as the script. # If a wordlist file is not provided, the game exits. try: with open(os.path.join(os.path.dirname(__file__), 'wordlist.txt')) as w: lines = w.readlines() words = [line.strip().upper() for line in lines] secret = choice(words) return secret except IOError: return 'ERRO: Nenhum dicionário foi encontrado.' def hide(word, masked, hack=False): # Print blanks and guessed letters for position, letter in enumerate(word): if masked[position] == letter: print(f'{colors["green"]}{letter}{colors["reset"]}', end=' ') elif word[position] == ' ': # This is a quick workaround (pt-BR: "gambiarra") masked[position] = letter # for open compound words. print('', end='') else: print('_', end=' ') print('', end='') print() # Game will print the secret if hack mode is on if hack: for letter in word: print(f'{colors["gray"]}{letter.lower()}{colors["reset"]}', end=' ') print() def play(secret): # Set initial variables hidden = ['_' for letter in secret] guessed_letters = [] turns = 6 # Game begins while turns > 0: hide(secret, hidden) # Player wins if words match if ''.join(secret) == ''.join(hidden): print('Parabéns, você acertou!') break print() guess = input('Tente adivinhar qual é a palavra secreta. Digite uma letra: ').strip().upper() if guess.isalpha() and len(guess) == 1: if guess in guessed_letters: print('Você já jogou esta letra.') else: if guess in secret: for position, letter in enumerate(secret): if guess == letter: hidden[position] = letter else: turns -= 1 print(f'Errado! {colors["red"]}{guess.upper()}{colors["reset"]} não está na palavra.') guessed_letters.append(guess) if turns > 0: print(f'Letras jogadas: {colors["blue"]}{" - ".join(guessed_letters)}{colors["reset"]}') print(f'Você tem {colors["red"]}{turns}{colors["reset"]} chance(s) restantes.') else: print('Você deve digitar uma letra.') print() else: print(f'Você perdeu! A resposta correta era {colors["red"]}{secret}{colors["reset"]}') def main(): word = get_wordlist() play(word) if __name__ == '__main__': main()
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