Jogo defutebol simples (com gráficos)
Publicado por Samuel Leonardo 17/12/2008
[ Hits: 10.846 ]
Homepage: https://nerdki.blogspot.com.br/
Download PING_PONG_LINUX.tar.gz
Jogo clone do famoso pong, um joguinho muito antigo inventado pelos criadores da empresa Atari; fez muito sucesso nos anos 70.
Acompanha uma versão pré-compilada.
Para compilar: gcc -o pong pong.c -lSDL
Para executar: ./pong
t++!!!
// desenvolvido por Samuel Leonardo (Sam L.) -> 14/12/2008 // // JOGO SIMPLES DE "FUTEBOL" NO ESTILO DO GAME CLASSICO PONG. // GAME ALTO AJUSTÁVEL, OU SEJA, SE VOCE MUDAR O TAMANHO DE QUALQUER IMAGEM DO JOGO // NÃO PRECISARÁ MUDAR NADA NO CODIGO FONTE. // ATENÇÃO: VOCE PRECISA BAIXAR OS ARQUIVOS DAS IMAGENS DO JOGO. #include <stdio.h> #include <SDL/SDL.h> void ControlaFPS(int delay) { delay = SDL_GetTicks() - delay; if(delay < 60) SDL_Delay(60 - delay); } int main(int argc, char *argv[]) { char player[30]; printf("COMANDOS:\n"); printf("\t-Setas para cima e para baixo controlam o paddle.\n"); printf("\t-Barra de espaço (Re)inicia o jogo.\n"); printf("\t-Botão 'x' aumenta ou diminui a velocidade da bola.\n"); printf("\t-Botão 'Esc' finaliza o jogo.\n"); printf("\tVoce se encontra à esquerda\n"); printf("Digite seu nome:\n"); scanf(" %[^\n]s",&player); system("clear"); printf("Galvão_Bueno: \n\t -Bem amigos da rede Globo vai começar a partida\n"); printf("\tentre '%s' e CPU pela copa Linux de futebol virtual.\n\n", player); sleep(1); printf("Sam L.: -PUXA VIDA ESSA FOI DE LASCAR!:P hehehe!!!\n\n"); SDL_Init(SDL_INIT_VIDEO); SDL_Surface *screen, *paddle, *ball, *campo; //posicões dos jogadores e da bola SDL_Rect jogador, cpu, ball_dst; paddle = SDL_LoadBMP("paddle.bmp"); ball = SDL_LoadBMP("bola.bmp"); campo = SDL_LoadBMP("campo.bmp"); jogador = (SDL_Rect){0,campo->h/2,paddle->w,paddle->h}; cpu = (SDL_Rect){(campo->w - paddle->w),campo->h/2,paddle->w,paddle->h}; ball_dst = (SDL_Rect){campo->w/2,campo->h/2,ball->w,ball->h}; screen = SDL_SetVideoMode(campo->w,campo->h,16,SDL_SWSURFACE | SDL_ANYFORMAT); int velo_x=5,velo_y=5, iniciar=0; int ponto_cpu=0,ponto_player=0; int fim=0, tempo_agora; while(fim == 0) { tempo_agora = SDL_GetTicks(); Uint8 *teclado; SDL_PumpEvents(); teclado = SDL_GetKeyState(0); //COMEÇAR O JOGO? if(teclado[SDLK_SPACE]) iniciar = 1; //TERMINAR O JOGO? if(teclado[SDLK_ESCAPE]) fim = 1; //ALMENTAR OU DIMINUIR A VELOCIDADE DO JOGO? if((teclado[SDLK_x])) { velo_x = velo_x + 1; velo_y = velo_y + 1; } //CONTROLA O JOGADOR if((teclado[SDLK_UP])&&(jogador.y > 0)) jogador.y = jogador.y - 13; if((teclado[SDLK_DOWN])&&(jogador.y + jogador.h < campo->h)) jogador.y = jogador.y + 13; //MOVIMENTA A BOLA E A CPU if(iniciar == 1) { ball_dst.x = ball_dst.x + velo_x; ball_dst.y = ball_dst.y + velo_y; //I.A. da CPU cpu.y = ball_dst.y - 5; } //REBATENDO A BOLA NAS BORDAS DO CAMPO if((ball_dst.y + velo_y < 0) || (ball_dst.y + velo_y + ball_dst.h > campo->h)) velo_y = -velo_y; //CONTANDO OS PONTOS... //...CONTRA O JOGADOR OU CONTRA A CPU... //... E REBATENDO A BOLA NAS LATERAIS DO CAMPO if((ball_dst.y + velo_y <= jogador.y + jogador.h) && (ball_dst.y + velo_y + ball_dst.h >= jogador.y) && (ball_dst.x + velo_x <= jogador.x + jogador.w)) { velo_x = -velo_x; printf("Galvão_Bueno: \n\t-'%s' rebate a bola!!!\n", player); } else { if(ball_dst.x + velo_x < 0) { iniciar = 0; ball_dst.x = campo->w/2; ball_dst.y = campo->h/2; ponto_cpu++; printf("Galvão_Bueno:\n\t -Goool da CPU!!!\n"); } } if((ball_dst.y + velo_y <= cpu.y + cpu.h) && (ball_dst.y + velo_y + ball_dst.h >= cpu.y) && (ball_dst.x + velo_x + ball_dst.w >= cpu.x)) { velo_x = -velo_x; printf("Galvão_Bueno: \n\t-CPU rebate a bola!!!\n"); } else { if(ball_dst.x + velo_x + ball_dst.w > campo->w) { iniciar = 0; ball_dst.x = campo->w/2; ball_dst.y = campo->h/2; ponto_player++; printf("Galvão_Bueno:\n\t -Goooool eeeeeehhhh do '%s'!!!\n", player); } } SDL_BlitSurface(campo,NULL,screen,NULL); SDL_BlitSurface(paddle,NULL,screen,&jogador); SDL_BlitSurface(paddle,NULL,screen,&cpu); SDL_BlitSurface(ball,NULL,screen,&ball_dst); SDL_Flip(screen); ControlaFPS(tempo_agora); } SDL_Quit(); printf("Galvão_Bueno: \n\t-Com o placa de '%s' %d X %d CPU\n",player,ponto_player,ponto_cpu); printf("\t-Terminamos mais um jogo de '%s' contra CPU.\n", player); return 0; }
Classe para manipulação e conversão de datas para std::string em C++
Pilhas Encadeadas Detalhadamente
Cálculo de logaritmo de um número por Série de Taylor em C
Conciliando o uso da ZRAM e SWAP em disco na sua máquina
Servidor de Backup com Ubuntu Server 24.04 LTS, RAID e Duplicati (Dell PowerEdge T420)
Visualizar câmeras IP ONVIF no Linux sem necessidade de instalar aplicativos
Realizar overclock no Miyoo Mini (plus ou normal)
Otimização de memória para máquinas modestas
Unbuntu não atualiza o firmware (1)
linux mint reconhece microfone de lapela como fone de ouvido sem micro... (0)
Dúvidas sobre a originalidade de conteúdos online (10)
Erro de interface de Rede no Virt Manager dentro Debian 13 KDE (12)