Scripts sugeridos

Transformar eBook em Audiobook

Olá Resolvi fazer esse scritp para aproveitar meu tempo no trânsito e "ler" alguma coisa enquanto dirijo. Este shellscript transforma livro em audio. Usa a "API" do Google Translate. Espero que o Google nao fique bravo com isso : ) Primeiramente é necessário obter o livro em formato TXT, portanto, se você possui um arquivo pdf, transforme-o. Eu utilizei esta ferramenta aqui -> http://www.convertpdftotext.net . O tipo do arquivo recebido já está previsto no script, e as modificações necessárias já estão implementadas. O script leva em consideração que todas as linhas possuem menos de 100 caracteres. Aproveitem! Abraço, Rafael

Por: Rafael Fini


Backup compactado

Este script serve para fazer um backup compactado com TAR em uma pasta de rede mapeada.

Por: Gilson Paulino


Inclusão e exclusão de usuários num PDC

Devido ao grande comando que é preciso para incluir um usuário em um PDC, resolvi fazer um script para deixar tudo mais funcional e rápido. Esse script adiciona usuário na sua distro, adiciona e exclui usuário no seu PDC e exclui usuário da sua distro. Fique atento ao mudar no código fonte o GRUPO do usuário que participará do DOMÍNIO. No meu script está como domínio mesmo. Espero ter ajudado com essa dica muito boa e funcional.

Por: Lucas Rocha


Backup de Máquina Virtual - XenServer

Script de Backup das máquinas virtuais do XenServer, o processo consiste em algumas etapas: 1) Criação de um servidor para armazenamento com SAMBA; 2) Instale o sSMTP para o envio dos LOGs confirmando qual o status do Backup; 3) Configure o sSMTP para enviar o e-mail via GMAIL; 4) Configure o agendamento com o Crontab, fazendo o backup uma vez por semana, aos domingos e enviando LOGs as segundas.

Por: Estevam Neto


Backup incremental com montagem automática e e-mail

Script para backup incremental de dados com montagem automática do dispositivo de armazenamento, com e-mail de status. Para o envio do e-mail de status será necessário que tenha o programa Sendmail instalado. Para a montagem automática deve-se obter o UUID do dispositivo de armazenamento e cadastrá-lo no fstab: Execute o comando blkid, no retorno é possível obter o UUID do dispositivo e seu formato de partição, abaixo um exemplo com 3 HDs, onde o primeiro é para o sistema operacional e os demais para backup: # blkid /dev/sda1: UUID="d38642d1-34f9-43ae-b826-b8bae3f92bc9" TYPE="ext4" /dev/sdb1: UUID="c8b0366c-d3fb-42f2-849f-d2b979e4ffbf" TYPE="ext4" /dev/sdc1: UUID="3d090cf7-ba03-437a-b60e-7dd543c95d90" TYPE="ntfs" Com o UUID em mãos, acrescente no fstab, no exemplo vou acrescentar o sdb1 e o sdc1 porém com o UUID sem estar entre aspas. Caso algum dos HDs utilize USB a montagem automática por parte do sistema operacional não estará disponível, sendo que a montagem deverá ser feita manualmente. Para o script esta montagem já será realizada no própio. # vim /etc/fstab # HD1 - COMPARTILHAMENTOS UUID=c8b0366c-d3fb-42f2-849f-d2b979e4ffbf /compartilhamentos ext4 0 2 # HD2 - BACKUP UUID=3d090cf7-ba03-437a-b60e-7dd543c95d90 /backup ntfs 0 2 Depois de ter acrescido os HDs no fstab, reinicie o serviço udev: # /etc/init.d/udev restart Por fim, parametrize o script da maneira que for adequada e o execute.

Por: Denilson Martins





Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts